Passaram vinte anos desde que A Guerra dos Tronos, o romance inaugural da saga Crónicas de Gelo e Fogo, foi publicado. De modo a assinalar a data, a Apple juntou-se a George R.R. Martin e criou uma nova versão digital e interativa dos cinco livros (em inglês), publicados desde 1996. O primeiro volume, A Game of Thrones: Enhanced Edition, está disponível para compra no iBooks desde terça-feira.

game-of-thrones

Para George R.R. Martin, as as novas edições oferecem aos leitores a possibilidade de, “pela primeira vez, experienciarem todo o material secundário”. “Estas edições melhoradas, disponíveis apenas no iBooks, incluem sigilos, árvores de família e glossários. Tudo o que vos confunde, tudo o que sempre quiseram saber está agora à distância de um toque“, afirmou o autor, citado pelo The Guardian. As novas edições irão incluir ainda um excerto do sexto livro da saga, Ventos de Inverno

“É um passo maravilhoso no mundo dos livros”, salientou ainda Martin. “Estamos a entrar num novo período na história da publicação.”

Ao lançamento de A Guerra dos Tronos, seguir-se-á a edição digital de A Fúria dos Reis, a 27 de outubro, e A Tormenta de Espadas, a 15 de setembro. O Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões sairão em fevereiro e março de 2017, respetivamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Enquanto isso, Ventos de Inverno, continua sem data de publicação. Fonte da HarperCollins disse ao The Guardian que “ainda nada foi finalizado no que diz respeito à publicação”, acrescentando que “quando o livro estiver pronto”, será feito um anúncio através do site do autor.

agot-asos

As últimas novidades relativas ao livro foram dadas em janeiro por Martin. No seu blog, o escritor admitiu que o livro ainda estava longe de estar finalizado. “Sim, há muita coisa escrita. Centenas de páginas. Dezenas de capítulos. Mas também há muito por escrever. Ainda me faltam meses… Isto se a escrita correr bem.” Resta esperar, pacientemente.