Pelo menos três pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas (11 em estado grave) quando um comboio de passageiros chocou contra uma plataforma da estação ferroviária de Hoboken, em New Jersey (Estados Unidos). A informação está a ser avançada pelas autoridades, citadas pelo The New York Times. “Há mortos, e há um número significativo de feridos. O comboio ia muito rápido. Há também danos estruturais nas instalações”, explicou um agente das autoridades ao jornal nova-iorquino. O motorista já está a ser ouvido pela polícia.

Apenas um dos três mortos foi confirmado pelas autoridades e será uma mulher que estaria no cais no momento do acidente e que terá sido atingida pelos destroços.

A sargento Helena Oliveira, do Departamento de Xerife de New Jersey, confirmou à RTP a existência de “100 ou mais feridos, provavelmente mais”. As equipas de emergência já estão na estação. Tudo aconteceu por volta das 8 horas locais, altura do dia com maior afluência de clientes. As imagens que têm sido partilhadas nas redes sociais mostram danos graves. José Luís Carneiro, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, diz não saber ainda se há portugueses afetados pelo acidente. “De acordo com as nossas responsabilidades, acompanhamos, com os nossos serviços consulares, a dimensão do acidente e para verificar se há ou não portugueses”, disse o governante à agência Lusa.

Os motivos do acidente ainda são desconhecidos, mas os agentes responsáveis pela investigação do acidente dizem não haver indícios de que tenha sido um ato deliberado ou ligado a terrorismo, conta a CNBC News.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com as declarações de uma mulher presente na estação no momento do acidente, eram cerca de 8h30 quando o comboio chocou, sem nunca desacelerar, contra uns pilares, destruindo parte da infraestrutura. A primeira e segunda carruagens estavam demasiado cheias, diz ela à NBC News. Um outro cliente diz que o comboio atingiu umas barreiras que separavam o terminal da zona da receção. Os passageiros das outras carruagens terão começado a abrir as saídas de emergência. O editor executivo da CBS News, Steve Capus, estava no local e descreve a situação como devastadora. Segundo o jornalista, há pessoas com pernas partidas no chão e algumas a caminhar desorientadas pelo cais.

O comboio tinha 250 pessoas a bordo. A maioria não precisou de ajuda para sair do interior do veículo. As testemunhas sugerem que o comboio seguia em excesso de velocidade.

O acidente foi confirmado pela página no Twitter “New Jersey Transit”, empresa a que pertence o comboio. Todos os serviços da estação estão suspensos, incluindo o Hudson Bergen Light Rail. Os clientes estão a ser encaminhados para serviços paralelos, como o ferry e o autocarro, onde já se formam filas muito longas. Esta é uma das estações mais movimentos de New Jersey e um ponto de passagem para as travessias no rio Hudson para Manhattan. Estima-se que cerca de 50 mil pessoas usem esta estação todos os dias. Vivem muitos portugueses nesta zona. As imagens mostram extensos danos materiais, com parte do telhado a desabar.