Embora com a actual geração ainda jovem, resultado da distância temporal que separou o lançamento do modelo dito normal do início da comercialização da correspondente versão mais radical, a Honda decidiu começar desde já a preparar o caminho para o lançamento do próximo Civic Type R. No Salão Automóvel de Paris, que já abriu portas para a imprensa, a marca nipónica revelou um protótipo que, ao que tudo indica, não deverá andar muito longe daquela que será a versão de produção do próximo Honda Civic Type R.

No exterior, destaque para o facto de o modelo, com uma estética particularmente agressiva, apresentar ainda assim uma identidade muito próxima da versão dita normal, mostrando o desejo do fabricante de criar uma forte identidade na família Civic. Desde logo, a partir de uma secção dianteira na qual se evidenciam as enormes entradas de ar e um spoiler em fibra de carbono, marcado por uma linha a vermelho. O tradicional “H”, também a vermelho, surge em posição central e em destaque na grelha, onde também se exibe a designação do modelo.

Com um capot do qual faz parte uma nova entrada de ar, acompanhado de faróis em LED e piscas de lentes fumadas, o protótipo do futuro Civic Type R enverga ainda embaladeiras laterais em fibra de carbono, na extremidade das quais surgem novas jantes de 20” com pneus 245 de alta performance.

Na traseira destaca-se a já tradicional asa de generosas dimensões, conjugada com difusor de dimensões igualmente avantajadas, do qual, por sua vez, sobressai um conjunto de três ponteiras de escape, com a do meio, de menor dimensões, a ser emoldurada por um friso de metal a vermelho brilhante.

Embora a Honda ainda não tenha revelado quaisquer detalhes técnicos relativamente a este concept (e ao futuro Type R), é expectável que debaixo do capot se venha a encontrar o já conhecido 2,0 litros turbo, possivelmente, a debitar 314 cv de potência e 400 Nm de binário, avança a imprensa internacional.

O novo Civic Type R deverá começar a ser comercializado no segundo semestre de 2017 em diversos mercados, incluindo os EUA, o que constitui a estreia deste modelo na América do Norte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR