Fernando Santos convocou Gelson Martins, o extremo do Sporting, para a jornada dupla do apuramento para o Campeonato do Mundo contra Andorra e Ilhas Faroé, nos dias 7 e 10 de outubro. Cristiano Ronaldo está também de regresso.

Gelson Dany Batalha Martins, de 21 anos, já disputou 470 minutos ao serviço do Sporting esta época, marcando dois golos (FC Porto e Moreirense) — o extremo fez quatro assistências. Mas os seus 15 minutos de fama foram mesmo no Santiago Bernabéu, quando deu cabo dos rins e da paciência de Marcelo, talvez o melhor lateral esquerdo do mundo. Gelson chegou à academia dos leões em 2010/11, para jogar nos juvenis.

“O Gelson foi chamado porque faz parte de um lote de jogadores possivelmente convocados”, começou por dizer Fernando Santos, sem abrir muito o jogo. “Pelas características destes dois jogos e para a estratégia que tenho, pode responder melhor.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A seguir, Fernando Santos deixou claro que Gelson é só mais um e tentou baixar expectativas e a pressão sobre o jogador. “Temos sempre tendência de fazer de uma convocatória de um jogador que chega pela primeira vez à equipa nacional logo o salvador da pátria. Como se isso fosse possível… Isso não é possível. Se eu o convoquei é porque acredito nas suas capacidade e características, que podem ser úteis durante o jogo. Não vamos transformar isto na salvação da pátria. O Gelson está aqui porque acredito nele e porque tem feito um excelente trabalho. Está aqui por mérito.”

Recentemente, Jorge Jesus elogiou bastante o jovem extremo nascido em Cabo Verde. “Em Portugal não há nenhum como ele. Mas ainda está numa fase de aprendizagem e temos de ter muito cuidado, pois tem muitos piques. Espero que saiba viver este momento. É muito profissional e vai crescer, pois está a crescer tecnicamente e em termos musculares. Estamos a fazer trabalho específico e ele está cada vez mais competitivo”, assegurou o treinador do Sporting, após a vitória contra o Estoril. E rematou: “Quebra qualquer lateral esquerdo”.

Cristiano Ronaldo está de regresso, depois de estar ausente na jornada inaugural do apuramento, na qual Portugal perdeu por 2-0 contra a Suíça. Antunes, lateral esquerdo do Dinamo Kiev há três anos, é a outra surpresa nos eleitos de Fernando Santos.

Os 24 convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício, Anthony Lopes, Marafona;

Defesas: Pepe, José Fonte, Cédric, João Cancelo, Raphael Guerreiro, Bruno Alves, Antunes

Médios: William Carvalho, Danilo Pereira, Adrien, João Moutinho, Bernardo Silva, André Gomes, Gelson Martins, João Mário, Renato Sanches

Avançados: Cristiano Ronaldo, Éder, André Silva, Nani, Ricardo Quaresma