O Salão de Paris vai acolher a primeira actualização do Ghibli, o modelo de acesso à gama da Maserati. Mais do que um restyling, a marca do Tridente introduziu na sua berlina uma série de melhorias que passam pelo aumento da potência do motor 3.0-V6, que equipa a mais acessível das variantes a gasolina, pela introdução de novos conteúdos tecnológicos e por dois novos pacotes de equipamento destinados a aumentar o grau de personalização do modelo.
Um desses pacotes dá pelo nome de Luxury, incluindo no exterior jantes de 19” e pinças de travão pintadas de preto. No interior, o principal destaque vai para os revestimentos em seda 100% natural Ermenegildo Zegna, combinada com pele de qualidade superior e com o forro de tejadilho em Alcantara. Merecendo ainda referência os bancos com regulação eléctrica de 12 vias e função de memória, o sistema de som Harman Kardon com 900 Watt de potência e a pedaleira com regulação eléctrica.
Já o pacote Sport reforça, como o seu próprio nome indica, a desportividade do Ghibli, incluindo, no exterior, jantes de 20” polidas, pinças de travão vermelhas e suspensão com amortecimento adaptativo. No habitáculo marcam presença os exclusivos bancos desportivos em pele, com encostos de cabeça integrados e regulação eléctrica de 12 vias (disponíveis em preto, castanho ou vermelho), e o volante desportivo revestido a pele perfurada e dotado de patilhas de comando da caixa em alumínio.
Apenas em combinação com o pacote Sport, podem ainda ser, opcionalmente, adoptados os packs Carbono exterior e interior, destinados a reforçar o grau de personalização do modelo. O primeiro é composto pelas pegas das portas, pelas caixas dos retrovisores, pelas coberturas dos pilares C e pelo deflector traseiro em fibra de carbono. O segundo inclui vários elementos em fibra de carbono, como sejam as aplicações no volante, as patilhas de comando da caixa ou as soleiras das portas.
Ao mesmo tempo, todos os “novos” Ghibli receberam importantes melhoramentos interiores. A secção central do tablier foi reformulada para acolher o ecrã táctil de alta resolução e 8,4” do novo sistema de infoentretenimento MTC Plus, semelhante ao estreado pelo Levante, já dotado das mais evoluídas soluções de conectividade para smartphones Apple e Android, e caracterizado pelo seu comando rotativo duplo instalado entre os bancos dianteiros.
Em todas as suas versões, o Ghibli passa a oferecer, igualmente, a tampa da mala com abertura e fecho eléctricos, e sensor de qualidade do ar, passando a lista de opções a contar com um novo pacote de sistemas avançados de assistência ao condutor. Aqui se incluindo o cruise control adaptativo com função “pára-arranca”, a monitorização do ângulo morto, o alerta de saída involuntária da faixa de rodagem, o alerta de colisão dianteira com assistente de travagem e a travagem automática de emergência. Adicionalmente, e também como opção, é ainda disponibilizada com este pacote ADAS a câmara de visão panorâmica.
Mecanicamente, nada de muito novo há a referir. O Ghibli continua a ser proposto com três motores V6 com cerca de 3,0 litros de capacidade, um a gasóleo (produzido pela VM Motori em exclusivo para a Maserati), os outros dois a gasolina (produzidos pela Ferrari em Maranello). A variante diesel oferece 275 cv, as versões a gasolina contam com 350 cv ou 410 cv, destinando esta última ao Ghibli S e podendo ser combinada com o sistema de tracção integral Q4.
De salientar que a variante de acesso à oferta a gasolina ganhou 20 cv face ao conhecido da anterior geração do modelo, o que permite ao Ghibli 3.0-V6 anunciar agora 267 km/h de velocidade máxima e uma aceleração 0-100 km/h cumprida em 5,5 segundos. Todos os motores cumprem já a norma Euro 6 e estão associados a uma caixa automática ZF de oito relações.