Há algum tempo que desenvolve produtos de maquilhagem em colaboração com a marca Juice Beauty mas, em jeito de celebração dos seus 44 anos, Gwyneth Paltrow decidiu publicar uma selfie no Instagram onde aparece sem qualquer maquilhagem. Na fotografia, o rosto está visivelmente nu. Au naturel, diriam os franceses.

Na legenda pode-se ler a hashtag “#nomakeup”, que nos últimos tempos tem ganho bastante popularidade, mas também uma mensagem de aceitação: “A aceitar o meu passado e o meu futuro.”

Nem de propósito, a Hollywood Reporter recorda declarações da atriz oscarizada sobre a inevitável passagem do tempo: “De repente, o futuro é escasso e o passado está escarrapachado na tua cara. Fiquei muito inspirada com o movimento #nomakeup porque a mensagem por trás dele diz ‘aqui estou eu, tal como sou’.”

Já antes Paltrow, uma das namoradinhas de Hollywood, tinha admitido que evita usar maquilhagem, sobretudo durante o dia. “Muitas vezes saio apenas com um pouco de rímel e um pouco de blush. Não uso bronzeador”, contou ao jornal The New York Times em abril.

Paltrow não é a primeira celebridade a aderir ao movimento que coloca a maquilhagem de lado para mostrar como é a mulher real. A cantora Alicia Keys, de 35 anos, fez manchetes atrás de manchetes quando escreveu uma carta aberta no site feminista da atriz Lena Dunham onde explicou porque de agora em diante só apareceria em público de cara lavada. Também Cameron Diaz tem partilhado selfies sem qualquer maquilhagem, ela que tem trazido o tema do envelhecimento no feminino para o debate público.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR