O economista e professor universitário Valentim Xavier Pintando, um dos fundadores do CDS, morreu na quarta-feira aos 91 anos, disse esta quinta-feira à Lusa fonte da família.

De acordo com a mesma fonte, o corpo vai estar a partir desta quinta-feira em câmara ardente na capela de Nossa Senhora, junto à igreja de São João de Deus, à Praça de Londres, em Lisboa, estando agendada missa de corpo presente para as 21h.

Na sexta-feira realiza-se uma missa de corpo presente na igreja de São João de Deus, pelas 10h00, saindo depois o cortejo fúnebre para o cemitério dos Prazeres.

Valentim Xavier Pintado era natural de Freixo de Espada a Cinta. Licenciou-se em Ciências Económicas e Financeiras pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras de Lisboa (1949) e fez o doutoramento em Economia na Universidade de Edimburgo (1961).

Dirigiu o Gabinete de Estudos e Relações Económicas Internacionais da Associação Industrial Portuguesa (AIP) e, em 1964, foi diretor do gabinete de estudos económicos do Banco Português do Atlântico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na década de 70 foi secretário de Estado do Comércio do governo presidido por Marcelo Caetano, tendo participado, igualmente, em várias organizações internacionais como a EFTA (Associação Europeia de Comércio Livre) e a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico).

Foi igualmente professor catedrático e diretor da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa, da qual foi Vice-Reitor.

Valentim Xavier Pintado foi, com Diogo Freitas do Amaral, Adelino Amaro da Costa, Basílio Horta, Vítor Sá Machado, João Morais Leitão e João Porto fundador do CDS, a 19 de julho de 1974.