Quando telefonámos para Armindo Vicente, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo (Sagres), todos estavam ocupados com as celebrações do Dia do Coração. Os utentes dos centros de dia e dos lares tinham recebido a visita das crianças da escola primária local, numa iniciativa que se inclui no plano de atividades anual de animação para a terceira idade. Foi também no âmbito desse plano que surgiu o projeto “Eu Sonhava”, que desde 25 de setembro está a percorrer toda a internet a mostrar “os sonhos que ainda movem” no peito destes idosos.

Há cerca de 150 pessoas a usufruir dos serviços da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo. Quase oitenta aceitaram escrever a giz num quadro de xisto os desejos que guardam no peito ao fim de longas décadas de vida. Há todo o tipo de sonhos: desde os utópicos (como ganhar o Euromilhões ou rever a mulher que já faleceu), aos mais simples (como ir ao Jardim Zoológico ou receber mais visitas dos netos). Todos os que estiverem ao alcance da equipa de cuidadores destes lares e centros de dia vão ser realizados até 25 de setembro de 2017, dia da celebração do Dia dos Sonhos.

De acordo com Cláudia Carrilho, animadora da Santa Casa, esta é uma ideia que chegou de um projeto norte-americano chamada Before I Die. “A ideia era a mesma: fazer com que as pessoas contem o que ainda sonham em final de vida, mas nós pretendíamos adaptar o projeto à nossa realidade. Em vez de usar o termo morte, preferimos falar de sonhos”. Ao colocar as imagens no Facebook nunca esperaram uma resposta tão viral: “Tivemos um número de partilhas inesperado”, confessa Cláudia. Armindo Vicente conta que têm sido procurados por meios de comunicação social estrangeiros (Brasil, França e Inglaterra) para falar sobre a ideia e que muita gente está a voluntariar-se para ajudar. Há até uma marca de carros que vai receber um dos utentes cujo sonho é voltar a conduzir numa apresentação de um novo modelo no Estoril.

“O nosso objetivo é sempre contribuir para o melhor dos utentes. Que se sintam felizes” através da animação, explica Armindo Vicente, explicando que essa é uma parte tão importante como os serviços médicos ou os cuidados quotidianos prestados pela Santa Casa da Misericórdia. Veja na fotogaleria os sonhos de quem frequenta esta instituição. E contacte-a por email ou Facebook se quiser ajudar a realizar estes sonhos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR