O parlamento israelita esteve de portas abertas esta quinta-feira para quem quisesse prestar homenagem àquele que era o último dos “pais fundadores” do Estado de Israel. A segurança em Jerusalém era apertada, mas não impediu centenas de israelitas de se despedirem de Shimon Peres. Em silêncio.

Shimon Peres, líder histórico do país e ex-Nobel da Paz, morreu na madrugada de quarta-feira na sequência de um AVC, depois de ter estado internado durante duas semanas no hospital de Telavive. Tinha 93 anos.

A cerimónia fúnebre é esta sexta-feira, às 11 horas, em Jerusalém O corpo do ex-chefe de Estado segue depois para o cemitério Mount Hertzel, onde estão sepultadas as principais figuras do país.

Para a cerimónia desta sexta-feira, em Jerusalém, estão confirmados os principais líderes (e ex-líderes) mundiais como Barack Obama, François Hollande, Príncipe Carlos do Reino Unido, Bill Clinton, Nicolas Sarkozy, entre outros. A representar Portugal, estará o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Na cidade de Jerusalém, todas as bandeiras estavam a meia haste. Veja as fotografias na galeria, em cima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR