Separador-NORTE

O “Club Fora de Portas, Arte em Parte Improvável” é um evento que visa uma interação com os habitantes e visitantes da cidade de Vila Real. O centro histórico vai encher-se de animação artística. Esta segunda edição pretende dinamizar todo o espaço com diversas performances artísticas e musicais em locais pouco habituais. Assim, torna-se numa surpresa para quem visita o local entre as 14h00 e as 19h00 desta sexta-feira.

Esta sexta-feira começa uma semana de nove dias dedicados à música. Pelos palcos da BRAGA MUSIC WEEK passarão artistas consagrados e novos talentos, divididos pelos vários espaços que abrirão as portas ao festival. Além dos concertos, haverá showcases, workshops, noites de quiz e feiras urbanas, tudo relacionado coma a música. De 30 de setembro a 8 de outubro as propostas são muitas e a entrada são quase sempre gratuitos.

Nove dias de música em Braga.

Nove dias de música em Braga.

No Teatro Nacional São João estreia esta sexta-feira, às 21h00, “Cinco Formas de Morrer de Amor”. Este é um espetáculo músico-cénico que irá do sensual pós-romantismo de Ernest Chausson (cuja Chanson Perpétuelle é atravessada pela sombra de Ofélia) à pop dos Clã, passando pela incursão de António Chagas Rosa no amor trágico de Isolda ou pela funesta Lady Macbeth de Mtsensk, ópera de Shostakovich que encena a vertigem de uma mulher que mata – e se mata – por amor. Os bilhetes são entre os 7,50 e os 16 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Fórum da Maia recebe o XXI Festival Internacional de Teatro Cómico. Esta sexta-feira há o espetáculo gratuito com “Le Voyage de Noces”. O Marcel e a Raymonde estão todos aperaltados. Os cromados do seu Fiat 500 acabaram de ser polidos e o Kiki (o seu cão empalhado) está penteado e preparado. Eles estão prontos para partir em lua-de-mel. Mas o Fiat avaria. Eles estão tão longe de suspeitar que esta viagem se vai transformar numa verdadeira viagem cheia de peripécias! Durante uma hora, eles vão ser postos à prova um número incalculável de vezes.

No Porto, o Dia Mundial da Música é festejado em grande na Casa da Música. Logo pelas 10h00 da manhã pode ouvir-se “Canto em Cada Canto”. Sem aviso, coros escolares e amadores cantam para quem passa, transformam a rotina urbana e tornam o dia maior. A entrada é livre. Pelas 18h00 há atuação da Orquestra Sinfónica do Porto com “Império dos Sentidos”. O preço é de 15 euros sem jantar e de 31 com jantar incluído. Para fechar o dia e a noite, há a atuação de Mina + Jam Session. A entrada é livre.

A Casa da Música celebra o Dia Internacional da Música com três grandes concertos.

A Casa da Música celebra o Dia Internacional da Música com três grandes concertos.

Nenhuma desculpa é demais para saborear uma francesinha. Pois bem, de 29 setembro a 9 de outubro o evento Francesinha na Baixa regressa à emblemática Praça D. João I. Haverá uma grande variedade de francesinhas que irá da tradicional à vegetariana. A entrada tem um custo de 3€ por pessoa, com oferta de uma cerveja Super Bock Original. De segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, a entrada será gratuita. As crianças até aos 12 anos têm também entrada livre.

Separador-CENTRO

Num projeto que pretende dinamizar e reabilitar a baixa de Coimbra, o Há Baixa junta as pequenas intervenções em edifícios e muitas outras atividades. A começar já nesta sexta-feira com um dia recheado de poesia, teatro e música. Quem estiver por Coimbra pode aproveitar os vários locais das atividades para ir conhecendo também a cidade.

Também no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Coimbra, se celebra o Dia Mundial da Música. A Igreja do Mosteiro recebe dois concertos com entrada livre. Na sexta, dia 30, pelas 18h00 o Conservatório Regional de Coimbra apresenta o Trio Memória formado por Ana Carina Sousa (flauta), João Carlos Alves (trompa) e Alexandra Curado (piano). No sábado, dia 1 de outubro, pelas 17h00, no contexto do projeto “De Santa Clara à Fonte dos Amores”, a Igreja do Mosteiro recebe o Coro D. Pedro de Cristo e o Coro Vox Aetherea com direção da Maestrina Cristina Faria.

No Convento de Santa Cruz do Buçaco há o “Sons do Bussaco“. Dia 1 de outubro das 21h30 às 23h00 ouvem-se os portugueses aJigsaw. Esta banda ocupa um lugar singular na música portuguesa e internacional, com uma sonoridade inspirada no universo da música popular norte-americana, em particular na folk e nos blues. O custo dos bilhetes é de 5 euros.

Em Aveiro, há concerto no Teatro Aveirense com as Señoritas. Mitó Mendes (A Nifa) e Sandra Baptista (A Naifa / Sitiados) vão apresentar o seu novo projeto em que as músicas, todas originais, são da autoria da própria banda. Pelas 21h30 assista a esta experiência que assenta na voz e na guitarra de Mitó Mendes e no acordeão e no baixo elétrico de Sandra Baptista. Os bilhetes custam 10 euros.

Este sábado é inaugurada a exposição “Cidades Invisíveis”, de Maria Barros Abreu, no Museu Grão Vasco, em Viseu, pelas 21h30. É uma exposição de pintura, com uma performance da artista plástica, intitulada “Sombra dos sons na luz”, a partir de uma composição original de José Carlos Sousa.

Este fim de semana em Maçaínhas, Belmonte, festeja-se o néctar dos deuses com a III Feira de Vinho. Para quem quiser vindimar pode começar logo pelas 9h00 nesta atividade gratuita. E além do vinho, há artesanato e tasquinhas. Conheça as iguarias locais nesta feira.

3.ª edição da Feira do Vinho em Maçaínhas, Belmonte.

3.ª edição da Feira do Vinho em Maçaínhas, Belmonte.

No sábado é inaugurada a exposição “Os Caprichos de Vénus”, no Artspace João Carvalho, em Alcanena, Santarém. Até dia 24 de dezembro poderá ver os trabalhos de pintura, desenho e escultura de Gil Teixeira Lopes. O trabalho reflete a afirmação do domínio do feminino que inspirou os grandes Mestres. Poderá visitar a exposição nos dias úteis das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 18h00. Sábados das 15h00 às 19h00. Aos domingos só mediante marcação.

Em Leiria, os Birds Are Indie apresentam o álbum “Let’s Pretend the World has Stopped”, no espaço O Nariz. No sábado pelas 22h00 pode assistir a um concerto onde os sons estão entre o folk e o registo happy sad pop.

Separador-SUL

Este fim de semana há Festa do Chocolate na Praça Fernando Lopes Graça, em Tires, São Domingos de Rana. Tem início marcado para as 16h00 de sexta-feira, no dia 30 de setembro. Sábado e domingo, 1 e 2 de outubro, começa às 12h00 com encerramento pelas 22h00. Já estão confirmados vários espetáculos de música ao vivo nas noites de sexta-feira e sábado, ambos pelas 21h00. A entrada é gratuita, mas prepare a barriga e a bolsa para as delícias de chocolate como bombons, brownies, brigadeiros, crepes, waffles e muito mais.

A Quinta da Regaleira, em Sintra, promete um mês de outubro com muita música e dança. Os espetáculos de música e dança, “Ciclo de Concertos 2016”, “Fado na Regaleira” e “Danças com História”, continuam a dar vida aos vários espaços da Quinta da Regaleira. O preço destes concertos está incluído no bilhete de visita à Quinta da Regaleira, pelo que os visitantes podem gerir o seu tempo de forma a assistirem a vários espetáculos no mesmo dia.

O festival “Olhares do Mediterrâneo – Cinema no Feminino” regressa ao Cinema São Jorge, em Lisboa. De 29 de setembro a 2 de outubro há exibição de filmes oriundos da bacia mediterrânica. Este evento pretende divulgar o papel da mulher na produção cinematográfica e tem uma programação composta por 33 filmes, debates, workshops, performances e uma exposição.

Dias 1 e 2 de outubro, a Culturgest, em Lisboa, apresenta “The Extra People – As Figuras a Mais”, de Ant Hampton. Neste espetáculo há um sistema automatizado dirigido por voz e inspirado na gestão de armazém fica com a voz de uma criança. O enorme vazio de um teatro grande e adormecido torna-se um “espaço de produção”. Aos espetadores é dado o papel de figurantes, com lanternas e coletes de alta visibilidade, atravessando o ciclo da “produção” em grupos de quinze: 30 minutos na plateia, 30 em palco. Os bilhetes são entre os 5 euros, para jovens até aos 30 anos e desempregados, e os 12 euros.

Termina este sábado o evento Lisboa na Rua. E para encerrar em grande, até dia 1 de outubro há Integral das Sinfonias de Beethoven, da Orquestra Metropolitana de Lisboa, no Terreiro do Paço, sempre às 21h30. No sábado haverá, do início da tarde até ao serão, desde as Ruínas do Carmo ao Largo de São Carlos, passando pelo Museu do Chiado e culminando no Terreiro do Paço uma grande festa sonora, com concertos para todas as idades e ateliês instrumentais. O Lisboa na Rua promove ainda, no dia 1 de outubro, um último passeio durante o festival, inspirado no Ler e Ver Lisboa, guia literário que comemora os 20 anos da EGEAC. A oportunidade de redescobrir recantos e ouvir contar histórias da cidade, pela viva voz do escritor e ilustrador Afonso Cruz. O encontro está marcado para as 17h00, no Palácio Marquês de Pombal, na Rua de O Século.

Alek Rein (Alexandre Rendeiro) apresenta o seu álbum de estreia “Mirror Lane” no dia 30 de setembro, pelas 22h00, na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa. Primeiro surgiu o EP ‘Gemini’. Agora é a vez de um longa-duração. Na casa onde já se apresentou no passado, Rendeiro assegurará uma rigorosa apresentação da estreia de “Mirror Lane”.

Hoje, em Lisboa, realiza-se o primeiro evento do Afrika Aki, no espaço B.Leza, mo Armazém B, no Cais do Sodré. Este espetáculo pretende celebrar a cultura africana e haverá atuações de Costa Neto, João Afonso, Otis e Emmy Inja. A entrada para o evento tem o preço de 10 euros.

No passado mês de julho realizou-se a 9ª edição do Festival da Orquestra Nacional de jovens, na Figueira da Foz. Pela primeira vez, o grupo UHF subiu ao palco do Grande Auditório do CAE para, em simultâneo com a Orquestra Nacional de jovens, realizarem um concerto que agora se recria em Setúbal para as comemorações do Dia Mundial da Música. Espera-se um grande concerto dos UHF Sinfónico — Orquestra Nacional de Jovens, no Fórum Luísa Todi, no sábado, pelas 21h30. Os bilhetes custam entre os 12 e os 15 euros.

De 29 de setembro a 9 de outubro será apresentado em Ourique, Aljustrel e Almodôvar o festival Atalaia Artes Performativas. Esta terceira edição tem uma programação contínua com mais de vinte iniciativas: arte pública, performance, dança, literatura, música, escultura, teatro, instalação, vídeo, uma mesa redonda e um fórum aberto. Para quem quer ir ver o festival e esteja pela capital há autocarro gratuito no sábado pelas 10h30 no Parque Eduardo VII e tem o seu regresso no domingo pelas 19h30.

"The House Of Unicorns" apresentam A Cunty Place, a “mais fofa” das realidades, em que misturam dança com teatro.

“The House Of Unicorns” apresentam A Cunty Place, a “mais fofa” das realidades, em que misturam dança com teatro.

A partir de sábado começa o OUTDOOR Algarve – Jovens Criadores, no Algarve. O projeto da associação P28 e do CIAC irá percorrer os concelhos de Alcoutim, Faro, Lagos e Loulé, entre outubro de 2016 e maio de 2017. Assim, a 1 de outubro, às 18h00, em Faro, no Jardim São Francisco é inaugurada a primeira parte deste evento com exposição da autoria da jovem artista Vilma Correia. Durante 8 meses, por todo o território algarvio, realizar-se-ão mais de mil apresentações, de música, dança, teatro, exposições, animação de património, entre outras.