O regresso às aulas e as temperaturas ainda elevadas fazem dos meses de setembro e outubro os mais propícios ao aparecimento de piolhos — transmitem-se através de contacto direto entre cabeças ou roupas contaminadas, tal como disse o pediatra Lincoln Justo da Silva ao Observador exatamente há um ano, e têm preferência por cabelos limpos (ainda que a falta de higiene agrave a infestação).

Não havendo maneira de prevenir o aparecimento dos piolhos, compete aos pais estar atentos: afinal, tudo começa com comichões atrás das orelhas e na nuca, embora haja outros sintomas que podem passar por “febre baixa, mal-estar, cansaço e desinvestimento escolar”, tal como alerta Mário Cordeiro.

Dito isto, o tratamento passa pelos medicamentos do costume: champôs e sprays embora os piolhos estejam cada vez mais resistentes –, e também pelo tradicional pente fino de metal. Mas a tecnologia também é para aqui chamada, explica o espanhol ABC, que dá conta de um novo sistema que combate os piolhos e lêndeas com recurso a luz ultravioleta, de nome Nitview Ledcomb.

Em causa está uma tecnologia que a publicação diz ser “revolucionária” que permite não só localizar como também extrair os parasitas e que pode ser utilizado em cabelo húmido e seco. É, pois, uma forma de reduzir o uso de produtos químicos. No vídeo abaixo é possível ver como funciona.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR