As ações do Deutsche Bank chegaram a disparar 15% esta sexta-feira, depois de durante a manhã terem fixado mínimos históricos, com uma notícia da Agence France Presse de que o banco poderá estar prestes a chegar a acordo nos EUA para pagar uma multa bem inferior ao que se temia. A venda irregular de produtos financeiros antes da crise poderá, afinal, custar cerca de cinco mil milhões de dólares e não os 14 mil milhões de dólares que serviram de base para a negociação extra-judicial.

A notícia poderá aliviar, em certa medida, os receios em torno da saúde do banco. Esta semana, a preocupação com a multa nos EUA agravou as dúvidas dos investidores quanto à capitalização da instituição. A confirmar-se o acordo extra-judicial para acabar com o processo, pode remover-se um dos principais pontos de interrogação e penalizando os capitais do banco de forma menos grave do que chegou a temer-se.

A informação foi transmitida à AFP por fonte próxima do processo, que não é identificada.

O acordo pode ser anunciado nos próximos dias, acrescentou a fonte, falando sob anonimato e acrescentando que não são esperadas novidades no fim de semana, mas nada é ainda definitivo e a soma em causa pode ser diferente.

O litígio do Deutsche Bank nos Estados Unidos está relacionado a crise do ‘subprime’ (títulos de dívida suportados por crédito imobiliário sem qualidade). A Agência France Presse (AFP) contactou as autoridades judiciais norte-americanas e o Deutsche Bank, que se recusaram a fazer qualquer comentário.

As ações do banco encerraram a subir 6,4% na bolsa de Frankfurt para 11,57 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR