Zianna Oliphant tem apenas de 9 anos. Mas foi dela o discurso mais emotivo sobre o racismo e os conflitos que surgiram em Charlotte depois da morte de negros pela polícia. A criança, que nasceu e cresceu nesta cidade, disse que precisava dizer o que sentia.

Zianna tomou a decisão quase no último minuto de discursar numa sessão da Câmara Municipal da cidade. Disse à NBC que apesar de nervosa, decidiu dizer o que sentia. Acrescentou ainda que sentia que a polícia estava a atacar as pessoas devido à “cor da pele” o considera que “não está certo”.

Tanto Zianna como o seu irmão discursaram, mas foi a rapariga que frequenta o quarto ano do ensino primário que emocionou pessoas por todo o mundo.:

É uma pena que os nossos pais e mães sejam assassinados e não podemos voltar a vê-los. É uma pena termos de ir ao cemitério e sepultá-los. E derramamos lágrimas. Não devíamos derramar lágrimas. Precisamos que os nossos pais e as nossas mães estejam ao nosso lado”.

https://youtu.be/gSDL7MXcHo8

A mãe de Zianna disse estar orgulhosa da filha mas também emocionada porque considera que não deveria ter de dar a conhecer aos seus filhos casos de “discriminação e racismo”. Ela tinha levado os filhos à sessão mas não esperava que eles fossem discursar. A mãe sublinhou que os irmãos costumam estar rodeados de polícias que “fazem coisas muito boas por eles” garantindo que não se trata de uma questão de ódio: “Não é ódio. Nós não odiamos a polícia”.

Vários protestos pacíficos intensificaram-se depois de a polícia de Charlotte ter divulgado as imagens da morte de Scott, um afro-americano. Scott foi baleado pelo agente Brentley Vinson durante um confronto no parque de estacionamento de um complexo residencial, onde a polícia se deslocou à procura de um suspeito. Segundo a polícia, Scott estava armado.

Desde o início de 2015, registaram-se cerca de 400 mortes de homens negros provocadas pelas autoridades norte-americanas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR