Dois homens foram capturados pela polícia e outro morreu na sequência de uma troca de tiros esta sexta-feira com os militares no Porto Alto, em Benavente. Os três estariam alegadamente implicados num assalto, mas esta informação ainda não foi confirmada pela polícia. Um dos homens esteve barricado num café do Centro Social do Porto Alto, mas entregou-se às autoridades quando já estava cercado pelas autoridades. Também um dos militares da GNR chamados para a detenção dos homens foi baleado sem gravidade num braço, disse à Lusa fonte policial.

De acordo com as declarações de Sara Matias à TVI24, colaboradora do café onde um dos assaltantes se barricou, o homem era alto, de etnia cigana e entrou no estabelecimento a chorar. Refugiou-se numa arrecadação e pediu à empregada de balcão, sem a ameaçar, que não dissesse a ninguém onde estava. Trazia um casaco, mas Sara Matias não conseguiu perceber se o homem estava ou não armado.

A perseguição aos três homens, que começaram por utilizar um carro depois do alegado assalto, começou às 10h na ponte Vasco da Gama, em Lisboa. O condutor desobedeceu a uma ordem de paragem, de acordo com Pedro Reis, oficial de Relações Públicas do Comando Territorial de Santarém da GNR. A viatura acabou por se despistar no Porto Alto, no concelho de Benavente, no distrito de Santarém, tendo um dos homens saído do carro e disparado em direção aos militares, ferindo um deles no braço, afirmou. Na resposta, o homem foi baleado, acabando por morrer no local.

Os outros dois indivíduos puseram-se em fuga, tendo um deles sido capturado. Outro refugiou-se num café situado junto a um hipermercado no Porto Alto, tendo a zona sido evacuada, disse a fonte. O homem acabou por ser detido, após a chegada da Unidade de Intervenção da GNR, nomeadamente do Grupo de Operações Especiais e uma equipa de negociadores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR