Embora só agora apresentado no Salão Automóvel de Paris, o Ferrari LaFerrari Aperta tem já toda a sua produção (limitada) totalmente vendida. E isto sem que tenha sido divulgado o preço exacto do modelo.

não era propriamente um segredo, sobretudo depois das imagens surgidas ainda antes desta apresentação mundial, mas não deixou de causar frisson o desvendar da nova variante descapotável do Ferrari LaFerrari. Modelo que, a par do nome de família, adoptará a designação Aperta – que, em italiano, significa “aberto”. Esta não é, de resto, a primeira vez que a designação é utilizada num modelo Ferrari, já que também o 458 Speciale, lançado em 2015, adoptou este nome.

No caso do LaFerrari Aperta, a principal novidade face ao coupé advém do facto de poder vir de fábrica com uma de duas hipóteses de tejadilho, ambas removíveis: numa abordagem mais tradicional, capota em lona, ou, então, em fibra de carbono. Com a marca italiana a garantir que, com a capota aberta, o corta-vento integrado permite manter a conversação “mesmo a altas velocidades”.

5 fotos

Atrás, no compartimento do motor, encontra-se o mesmo bloco que está no coupé – um 6.3 V12 atmosférico, a debitar 800 cv de potência e 700 Nm de binário, a que se junta um motor eléctrico, capaz de garantir mais 163 cv, alimentado por uma bateria de 60 kg colocada atrás dos ocupantes. Com os dois propulsores a funcionarem em conjunto, a garantia é de uma potência total de 963 cv, a par de um binário máximo de mais de 900 Nm. Sendo que ambos contam com o sistema de recuperação de energia KERS importado da Fórmula 1.

Os responsáveis da marca do Cavallino Rampante asseguram ainda que também a electrónica do motor foi ajustada de forma a garantir que este seja ainda mais eficiente que o LaFerrari original. Assim, dados oficiais já divulgados colocam a velocidade máxima acima de 350km/h, com o Aperta a cumprir a aceleração dos 0 aos 100 km/h “abaixo dos 3 segundos”, garante a Ferrari. Indo dos 0 aos 200 km/h em 7,1 segundos. Será caso para dizer: “aperta com ele”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR