Se isto fosse como nos filmes “Assalto ao Arranha-céus” e “Assalto ao Aeroporto”, neste “Assalto ao Castelo” Marega fez de John McClane (Bruce Willis), o herói meio tresloucado e impetuoso, com mais dois golos no campeonato (já lá vão sete). Com o drama e ritmo muito característicos daqueles filmes de John McTiernan e Renny Harlin, com as explosões e sustos à mistura, este Vitória-Sporting teve de tudo. Parecia Hollywood, de facto. A 20 minutos do fim os leões estavam a vencer por 3-0, mas um penálti de William Carvalho permitiu aos minhotos acordarem. Bastaram 15 minutos para o Vitória de Pedro Martins empatar o jogo. Foi de loucos, senhores.

Os homens da casa aguentaram os cavalinhos dos rivais durante 20 minutos. O Sporting parecia uma equipa banal, sem ideias, durante esse período, com os homens de branco a fecharem o caminho para a baliza de Douglas. Bas Dost nem vê-lo, a velocidade de Gelson e Markovic idem, a criatividade de Bryan Ruiz estava no bolso de alguém, enquanto o cérebro e ousadia de Adrien e William continuavam tímidos. Vinte minutos. Até que o Sporting marcou e tudo mudou…

V. GUIMARÃES: Douglas, Bruno Gaspar, Prince, Pedrão, Ruben Ferreira, Josué, João Pedro, Marega, Hurtado, Hernâni, Soares

SPORTING: Rui Patrício, Schelotto, Ruben Semedo, Coates, Zeegelaar, William Carvalho, Gelson, Adrien, Markovic, Bryan Ruiz, Bas Dost

O filme deste jogo foi desbloqueado aos 29′, quando Gelson agarrou na bola e investiu numa correria pelo corredor central, até que chutou e Douglas defendeu. Na recarga, apareceu o supersónico Markovic, que empurrou a bola para o fundo da baliza minhota, 1-0. O sérvio não marcava desde janeiro, altura em que festejou com a camisola do Fenerbahçe. O Sporting estava a crescer e já ia ameaçando.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sem necessidade de forçar o ataque, o Sporting foi tranquilizando e assentando o seu jogo. William foi aparecendo mais, arrumando a casa com brio e simplicidade. Mas o trinco moderno perdeu a sua muleta de confiança, quando Adrien saiu lesionado aos 36′ (entrou Elias). O Vitória, ainda assim, não sabia como reagir. Travou o Sporting durante 20 minutos, mas agora era preciso algo mais.

O assalto ao castelo, expressão usada por Jorge Jesus na antevisão, foi reforçado a quatro minutos do intervalo, quando Coates ganhou nas alturas, depois de um canto, 2-0. Douglas ficou muito, muito mal na fotografia. Intervalo em Guimarães.

O cerco ao castelo não estava acabado. Jorge Jesus deve ter apertado com os seus jogadores ao intervalo porque entraram com a pedalada toda. Primeiro foi Elias, que, depois de uma arrancada das boas de Schelotto, rematou a centímetros do poste esquerdo de Douglas. A seguir foi Markovic, que, isolado por Gelson, não conseguiu enganar Douglas, quando estavam olhos nos olhos.

Aos 71 minutos, Douglas voltou a borrar a pintura e a permitir um remate fácil de Elias entrar, 3-0. O guarda-redes brasileiro nem socou, nem agarrou, nada. Facilitou e o Sporting respirava de alívio. Estava feito… Ou não estava?

Pouco depois, William Carvalho derrubou Hernâni, que entrou pelo lado esquerdo da área do Sporting, e permitiu ao Vitória reduzir. Marega assumiu (3-1) e marcou o sexto golo no campeonato. Um minuto depois, Marega bisou. Joao Aurélio apareceu pela direita e sacou um belo cruzamento, que acabou a beijar a bota direita do melhor marcador do campeonato, 3-2. “Tu queres ver…”, terá pensado tanta gente. É que o Vitória quase não existiu até ao 3-0. Ah!, Marega já leva sete golos no campeonato.

O jogo estava partido, talvez a maior dor de cabeça para os treinadores. É quando deixa de haver controlo, é quando tudo pode acontecer. E aconteceu. Livre lateral para o Vitória, do lado direito do ataque. Bola batida e… cabeceamento de Tiquinho Soares ao segundo poste, 3-3. Que loucura em Guimarães!

O Sporting esteve a vencer 3-0 a 19 minutos do fim e deixou-se empatar. Já dá para imaginar as orelhas dos jogadores a ferverem, pois Jorge Jesus não é homem de perdoar estas coisas. Nos últimos três jogos, o Sporting perdeu em Vila do Conde (1-3 vs. Rio Ave), venceu o Estoril Praia em casa (4-2) e empatou em Guimarães (3-3). O registo longe de Alvalade não é simpático: uma vitória em três jogos e 5-6 em golos.

Será que a Liga dos Campeões tem culpa e as pernas pagaram fatura ou houve um relaxamento após o 3-0? Markovic, no fim, foi genuíno quando lhe perguntaram o que se passou: “Não sei… É futebol. Parabéns ao Guimarães”. E é desta maneira, meio tresloucada como John McClane, que acaba mais uma jornada do campeonato. O Sporting iguala assim o Benfica no topo da liga, com 16 pontos, mas tem mais um jogo do que os eternos rivais. O Vitória soma 11 pontos e estaciona, para já, na sexta posição.