Apaixonaram-se em Paris, mais tarde casaram. Amadeo de Souza-Cardoso e Lucie viveram uma verdadeira história de amor que ficou espelhada nas obras do artista. Uma união que tem agora um segundo capítulo com “Chiado pour Lucie”, nome dado a uma carteira que, por sua vez, é inspirada no quadro “Clown, Cavalo, Salamandra”, do pintor modernista.

A criação é da marca portuguesa âme moi, que quis assim juntar arte e moda num só objeto. A ideia, como não poderia deixar de ser, surgiu num museu — Margarida Jácome e Alberto Gomes, fundadores da âme moi, viram o famoso guache de Amadeo na grande retrospetiva que lhe foi dedicada no Grand Palais, em Paris, e pensaram de imediato que seria interessante transformar o quadro num acessório feminino. Fizeram a proposta a Isabel Rebello de Andrade, arquiteta e sobrinha-trineta do artista, e a herdeira adorou a ideia.

Clown, Cavalo, Salamandra - Amadeo de Souza Cardoso

“Clown, Cavalo, Salamandra”, o quadro de Amadeo que inspirou a carteira da âme moi, “Chiado Pour Lucie”.

“Abrimos-lhe as portas da nossa casa e as ideias de ambas as partes complementaram-se sempre”, conta ao Observador Margarida Jácome. “O resultado final não poderia ser mais perfeito. Quando a Isabel viu a carteira pela primeira vez, mostrou-se surpreendida pela forma como materializámos as ideias dela do esquisso em algo físico. Para ela é um grande orgulho ver as obras do seu tio homenageadas de uma forma tão diferente.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com o padrão do cavalo repetido na pala da carteira, é difícil não ver a fonte de inspiração. Mas porquê este quadro em particular?

“A âme moi tem uma forte ligação com o mundo equestre e fazia todo o sentido começarmos por algo com que a marca se identificasse”, diz Mariana Donato, do departamento comercial. “A pala da carteira, assim como a crina em diversos tons de azul, foram colocados de forma a representar o movimento gracioso do cavalo. Na pala foi utilizada uma técnica de sublimação com relevo para se assemelhar ao padrão do corpo do cavalo, de forma a que conseguíssemos fazer, na carteira, uma réplica quase perfeita da obra de Amadeo.” Por tudo isto, remata, “ao comprar a Chiado Pour Lucie não estamos a comprar só uma carteira, estamos a adquirir um pedaço de história e de arte.”

Chiado-PourLucie-âmemoi

A carteira custa 950€ e está à venda na Loja das Meias ou na loja online da âme moi.

Até 2018, ano em que se assinala o centenário da morte de Amadeo de Souza Cardoso, serão lançados mais cinco modelos de carteiras inspirados nas obras do artista. Cada modelo será limitado a 30 carteiras, “número que é uma homenagem ao artista, que morreu aos 30 anos”.

Enquanto as sucessoras de Chiado Pour Lucie (e “Clown, Cavalo, Salamandra”) não chegam, fica a certeza dada pelos criadores da mala: “Se Amadeo fosse vivo, passearia a cavalo com a Lucie no Chiado e oferecer-lhe-ia uma âme moi. Apaixonada perdidamente pelas obras do artista temos a certeza que se fosse viva, como mulher, teria gostado imenso deste projeto inspirado nas obras do seu grande amor.”

Nome: Chiado Pour Lucie, da âme moi
Pontos de venda: Loja das Meias e loja online da âme moi.
Preço: 950€