Os eurodeputados do PSD, Fernando Ruas, José Manuel Fernandes e Sofia Ribeiro não encontram qualquer razão”jurídica, política ou económica” para Bruxelas aplicar sanções a Portugal e a Espanha.

Num comunicado enviado na noite de domingo às redações, os deputados, que intervêm diretamente no diálogo entre o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia sobre a suspensão de fundos a Portugal e Espanha, dizem mesmo que essa medida seria “absurda e contraproducente”

“Portugal e o PSD não podem aceitar a eventual intenção é de congelamento dos fundos comunitários por parte da Comissão Europeia. Não há nenhuma razão jurídica, política ou económica que justifique. Isso já ficou claro na decisão relativa ao cancelamento das multas no início do verão. Tratar-se-ia de uma medida absurda e contraproducente num país que vive numa profunda crise de investimento”, informam.

Os eurodeputados social-democratas dizem que esta “seria uma medida que penalizaria injusta e injustificadamente não tanto o Estado português, mas diretamente os cidadãos, as empresas, as escolas e universidades, as IPSS.”

Esta segunda-feira, no Parlamento Europeu em Estrasburgo pelas 18h00, realiza-se o diálogo estruturado entre a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu onde serão discutidas as possíveis sanções a aplicar a Portugal que pode ser a suspensão dos fundos até 0,5% do PIB português ou 50% dos compromissos para 2017.

José Manuel Fernandes foi escolhido pelos seus pares para ser o porta-voz da Comissão dos Orçamentos. E é também membro suplente, com pleno direito de participação, da Comissão de Assuntos Económicos e Monetários. Sofia Ribeiro foi também designada pelos seus pares para ser a porta-voz da Comissão do Emprego e Assuntos Sociais. E Fernando Ruas intervirá enquanto membro efetivo da Comissão do Desenvolvimento Regional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR