A tarifa social de eletricidade, que beneficia cerca de 690 mil aglomerados familiares, custa às empresas produtoras de energia elétrica e, principalmente à EDP, cerca de 70,4 milhões de euros.

De acordo com os dados da secretaria de Estado da Energia, cada beneficiário de tarifa social de eletricidade custa em média 102,90 euros por ano, o que significa que o conjunto de consumidores de eletricidade com desconto pesa cerca de 70,4 milhões de euros nas contas das empresas.

Os descontos na eletricidade para as famílias carenciadas são integralmente suportados pelos produtores de eletricidade, desde 1 de julho, com a integração do apoio social extraordinário ao consumidor de energia (ASECE) na tarifa social.

A ASECE, instrumento de apoio social aos clientes de eletricidade economicamente vulneráveis, atribuída em simultâneo com a tarifa social, era antes suportada pelo Estado.

A tarifa social da eletricidade representa um desconto de 33,8% face às tarifas transitórias de venda a clientes finais (antes do IVA e outras taxas), isto é, os preços de referência do mercado regulado, mas os consumidores que já estão no mercado livre beneficiam da mesma redução.

A tarifa social da eletricidade representa um desconto de 33,8% sobre a fatura, o que significa um cliente que pague 25,4 euros passar a pagar 16,81 euros, ou seja, poupa 8,59 euros por mês.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR