Só há poucos anos se fala deste dia, mas a data foi escolhida em 1931, numa convenção de ecologistas em Florença, em homenagem a São Francisco de Assis, santo padroeiro dos animais.

O Dia Mundial do Animal é o mote para sensibilizar a comunidade em geral para a necessidade de preservar espécies ameaçadas pela extinção, alertar para os maus tratos a animais e relevar a importância que estes têm enquanto membro de uma família.

Os animais podem fazer muito por si e pela sua família…

É do senso comum que os cachorrinhos e os gatinhos, principalmente quando jovens, fazem as delícias de miúdos e graúdos. Porém, mais do que palco para festinhas, os animais são essenciais na vida de um adulto e no desenvolvimento das crianças.

Vários estudos científicos confirmam que os bebés que convivem com cães e gatos são mais saudáveis, têm menos alergias e poderão precisar de menos antibióticos durante a sua vida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A relação que as crianças desenvolvem com um animal exige capacidades emocionais e sociais, além de lhes incutir um sentimento de responsabilidade e cuidado em relação ao outro. Afinal, necessitam de comer, beber água, tomar banho, levar vacinas ou ir à rua.

Em casos de crianças com problemas de desenvolvimento social ou patologias neurológicas, como o autismo, ter um animal em casa pode estimular a interação social e levá-las, a longo prazo, a relacionar-se melhor com as pessoas.

Os adultos também beneficiam de um companheiro de quatro patas. Está provado academicamente que chegar a casa, depois de um dia de trabalho stressante, e afagar o animal é o passo mais fácil para descontrair e esquecer os problemas laborais ou afastar pensamentos negativos. Para as pessoas que vivem sozinhas, principalmente em faixas etárias mais idosas, ou que experienciam momentos de solidão, os animais de estimação são companheiros a qualquer instante, e até aumentam a sociabilidade dos mais tímidos, principalmente os cães que necessitam de ser levados à rua.

No caso das mulheres grávidas ou pessoas com excesso de peso, passear o cão é meio caminho para fazer exercício e controlar o peso.

…Mas também deve fazer o mesmo por ele

Estes peluches que estão dispostos a fazer tudo por nós não devem ser encarados, precisamente… como peluches ou prendas de aniversário. São seres vivos que, embora não falem como nós, sentem tristeza, solidão e abandono, quando o afeto que nutrem pelos donos não é correspondido. Embora se verifique uma tendência de descida no último ano, ainda chegaram aos canis e gatis municipais em 2014 32 mil animais, uma grande parte dos quais abandonados pelos próprios donos.

Idas ao veterinário, banhos, tosquias, alimentação e afeto são necessidades contínuas dos animais a partir do momento em que os levamos para casa e lhes damos um lar. A partir daí, somos responsáveis pela sua saúde, bem-estar e também pelos eventuais prejuízos causados a terceiros, desde tratamentos médicos a danos materiais. Não se esqueça de que todos os animais devem ser identificados por método eletrónico e registados entre os três e os seis meses de idade, de acordo com o decreto-lei n.o 313/2003. Em férias, se não é possível levá-los, há que assegurar que alguém trata deles ou, em alternativa, colocá-los num hotel para cães ou gatos.

Todos estes encargos pesam no orçamento familiar, mas fazem parte da proteção básica ao seu animal e do compromisso que estabeleceu com ele ao adotá-lo. Por isso, é sempre vantajoso considerar um seguro de responsabilidade civil e saúde animal que reduza as despesas de rotina e proteja a sua carteira de incidentes pontuais.

O seguro NETANIMAIS DOMÉSTICOS, da MAPFRE SEGUROS, pela sua flexibilidade de cobertura, é uma escolha vantajosa para quem tem um ou mais animais em casa. A possibilidade de poupar até 50 por cento nas idas ao veterinário tem um impacto significativo, à partida, no orçamento familiar, mas há outras vantagens que fazem toda a diferença. Um serviço de assistência telefónica permanente, envio de veterinário ou medicamentos ao domicílio, incluindo em situações de urgência, informações sobre registos e licenças são alguns dos benefícios deste seguro, que existe em quatro modalidades, cada uma adequada ao perfil deste membro especial da família.

A família inclui aqueles que nos são mais próximos. Acredite que o seu cão ou o seu gato nunca vai deixar de gostar de si. Proteja esta relação especial, protegendo-o da melhor forma.