O furacão Matthew já matou, pelo menos, 840 pessoas no Haiti, e contabilizam-se 1.5 milhões de evacuados, segundo a proteção civil. O número de vítimas tem crescido rapidamente e deve continuar a subir, nas próximas horas, à medida que o furacão avança pelo país.

As equipas de socorro relatam um grande número de casas afetadas, além de campos agrícolas destruídos.

O furacão já atingiu também Cuba e as Bahamas e segue, esta quinta-feira à noite, em direção à Florida e à Geórgia, em território continental dos EUA, e espera-se que a sua força aumente quando se aproximar da costa norte-americana, alcançando ventos entre os 210 e os 249 quilómetros por hora, e ondas que podem chegar aos 2.7 metros de altura.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Governador da Florida, Rick Scott, avisou a população:

Se ainda não foi evacuado, faça-o! Esta tempestade vai matá-lo.”

As autoridades estão a ordenar que os cerca de 2.5 milhões de residentes ao longo da costa da Florida, Geórgia e até da Carolina do Sul deixem imediatamente as suas casas e procurem um abrigo. A Florida está em estado de emergência e prevê-se que cerca de 12 milhões de pessoas sejam diretamente afetadas pelo furação.

O furacão Matthew está categoria quatro da escala de Saffir-Simpson, que mede este tipo de catástrofe, a segunda classificação mais alta (até cinco) e está a ser considerado o mais poderoso formado no Atlântico desde 2007.

Por causa dos danos causados pelo furacão, a comissão eleitoral do Haiti já havia anunciado na quarta-feira o adiamento das eleições gerais marcadas para o próximo domingo.