“Estou muito chateada!” É assim que Brooke Blair, uma menina de cinco anos, se diz sentir em relação ao problema dos sem-abrigo no Reino Unido. Num vídeo publicado pela sua mãe, Holly Mathews, no YouTube, Brooke dirige-se diretamente à primeira-ministra britânica, Theresa May, para lhe pedir que “gaste algum” dinheiro para “ajudar as pessoas”.

“Chamo-me Brooke Blair e tenho cinco anos. Tenho uma coisa para te dizer, Theresa May“, começa por dizer Brooke, apontando o dedo à câmara e preparando-se para dar um sermão à primeira-ministra britânica. “Ontem à noite estive na rua e vi centenas, milhões de sem-abrigo.”

Impressionada com o que viu, Brooke pede a Theresa May que faça qualquer coisa, que gaste algum “dinheiro”. “Devias estar lá, Theresa May. Devias estar [a distribuir] bolachas, chocolate quente, sandes, a construir casas. Olha, eu só tenho cinco anos, não há nada que possa fazer quanto a isso. Estou a poupar dinheiro mas nunca será suficiente.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Brooke apela à primeira-ministra que “gaste algum” dinheiro e que “ajude as pessoas” porque “tem um mealheiro com dinheiro”. “É isso que tens de fazer, porque temos muitas guerras neste país e eu não gosto disso, Theresa May. Estou muito chateada.”

Num post publicado no seu blogue, a mãe, Holly Mathews, que entrou numa série dos anos 90 chamada Byker Grove, explicou que há muito tempo que Brooke se preocupa com a questão dos sem-abrigo. “As crianças têm um pressentimento natural sobre o que é certo e errado — sabem-no instintivamente”, escreveu. “Quando ela viu os sem-abrigo, perguntou-me porque é que eles não têm uma casa. Expliquei-lhe que existem vários motivos e falámos sobre alguns.”

Brooke perguntou, então, à mãe porque é que ela não podia comprar casas para eles. “Expliquei-lhe que não tinha dinheiro suficiente para fazer isso. Ela perguntou (logicamente): ‘Então, quem é que tem? Quem é que manda? A rainha?’. Expliquei-lhe que tínhamos uma primeira-ministra e ela perguntou como é que ela se chamava.”

Desde então, Brooke e a sua irmã mais nova têm poupado dinheiro para comprar presentes de natal para os sem-abrigo. “Até venderam uma fatia de bolo de anos ao pai por 50 cêntimos para porem no mealheiro.”