Por todo o país celebra-se o Dia Mundial dos Castelos esta sexta-feira, dia 7 de outubro. E se há coisa que Portugal tem, são castelos, torres e atalaias, das mais diversas formas, épocas e aspetos. Aproveite as muitas atividades desenvolvidas neste dia e vá conhecer mais sobre a nossa história.

O Castelo de Palmela celebra o dia com visitas guiadas e conferência.

O Castelo de Palmela celebra o dia com visitas guiadas e conferência.

Separador-NORTE

O Theatro Circo de Braga recebe o novo projeto de Rocky Marsiano, esta sexta-feira pelas 22h00. “MEU KAMBA” renascido “LIVE” com formação revista e recuperando grandes clássicos de Cabo Verde, Angola e Moçambique. “MEU KAMBA LIVE” é portanto a pista de dança perfeita entre o semba e o funaná, com uma perninha de timbila e batidas orelhudas. Os álbuns “MEU KAMBA” nascem da colaboração entre Rocky Marsiano e Rui Miguel Abreu, através da exploração da coleção discográfica deste último. Os bilhetes custam entre 5 euros e os 10 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Rocky Marsiano

Rocky Marsiano.

Este fim de semana o Parque de Exposições de Braga recebe o Lego Fan Event. Das 10h00 às 23h00 no sábado e das 10h00 às 17h00 no domingo, miúdos e graúdos podem ver a maior exposição de Lego da Península Ibérica e brincar, brincar muito. Serão cerca de cinco milhões de peças Lego em várias construções temáticas: uma mega cidade, com mais de 60 m² e muito movimento, comboios em trilhos, arranha-céus, jardins, monumentos nacionais, vivendas, áreas temáticas e milhares de mini figures.

Este sábado há a quarta edição do festival Mucho Flow, em Guimarães. As portas do Centro para Assuntos da Arte e Arquitetura abrem às 15h00 e há música garantida a partir das 18h00 e noite dentro, o Mucho Flow volta a proporcionar, em primeira mão, oportunidades para ouvir os próximos lançamentos de Joana Guerra, Toulouse (ambos a sair pela Revolve), Naked, Nite Jewel, Memória de Peixe e Bruxas/Cobras. Os bilhetes custam 10 euros.

De 5 a 9 de outubro a Mala Voadora, no Porto, realiza o Queer Porto 2. Dois dos nomes mais emblemáticos do movimento do New Queer Cinema que eclodiram nos EUA em inícios dos anos 1990, Cheryl Dunye e Tom Kalin estarão no Queer Porto 2 para falarem não apenas da sua experiência na realização de “The Watermelon Woman” e “Swoon”, respetivamente, mas deste importante movimento artístico e da sua experiência nesses anos.

No Club Vila Real há concerto ao vivo às 22h00 com Ditch Days. Este projeto nasce do desejo de dar forma ao imaginário de Guilherme Correia, José Crespo, Luís Medeiros e Rafael Traquino. Juntos, escrevem canções que traduzem o gosto pela estética despreocupada do rock alternativo dos anos 90, aliada à espacialidade da dream pop dessa mesma década e ao indie.

Todos os sábados há Mercado Porto Belo, na Praça de Carlos Alberto, no Porto. Das 11h00 às 17h00 pode ver as 40 bancas disponíveis. Aqui encontra desde os discos de vinil, roupas e acessórios vintage, máquinas fotográficas antigas e material de cinema, selos e moedas, ilustrações, a peças de design e produtos biológicos, como azeite, chás e compotas, aguçam a curiosidade de miúdos a graúdos, na confluência entre um movimento cultural e a tradição comercial e histórica da praça. Aos novos criadores dá-se também a oportunidade de exporem os seus trabalhos.

A Casa da Música, no Porto, tem Rach 3, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, na sexta-feira às 21h00. Rach 3 é o nome pelo qual ficou conhecido aquele que é considerado o concerto para piano mais difícil do mundo e um dos cavalos de batalha dos virtuosos do século XX, incluindo o próprio Rachmaninoff que o estreou em Nova Iorque. Os bilhetes vão desde os 14,25 aos 19 euros.

Separador-CENTRO

O Museu do Brincar, em Vagos, Aveiro, inaugura a exposição “Sobre Rodas”, este sábado. Este museu conta já com um vastíssimo espólio que ronda as 20.000 peças. Pode recordar ou conhecer objetos ligados ao mundo da criança (vestuário, material escolar, literatura infantil, colecionismo, etc.).

Conheça os brinquedos sobre rodas nesta nova exposição do Museu do Brincar.

Conheça os brinquedos sobre rodas nesta nova exposição do Museu do Brincar.

Até sábado, dia 8, há Festival Aveiro É Nosso, no Parque de Exposições e Feiras de Aveiro. Este evento que se insere nas festas académicas da cidade fecha com a atuação dos HMB. Os bilhetes diários custam 10 euros para estudantes e 12 euros para não estudantes.


De 7 a 20 de outubro pode visitar a exposição “Ressuscitar a Interpretação” no Mercado de Sant’Ana, no Centro Cultural de Leiria. Esta exposição apresenta esculturas a partir de pedaços de madeira.

No domingo, entre as 12h00 e as 15h00 há Alter Egos de Bordallo. Esta é uma visita em torno da vida de Bordalo Pinheiro onde turistas e locais são guiados por espaços da cidade de Caldas da Rainha, ocorrendo performances de teatro através da interpretação de personagens que falam de Bordalo de uma forma intimista e carismática. Esta visita termina com um almoço especificamente escolhido por Bordalo aquando a visita da Rainha D. Amélia às Caldas da Rainha. O preço dos bilhetes é de 40 euros.

Teatro, degustações e muito mais no Alter Egos de Bordallo.

Teatro, degustações e muito mais no Alter Egos de Bordallo.

Na reabertura do Planetário e Observatório, em Coimbra, há Observações Noturnas na Cúpula Astronómica esta sexta-feira às 20h30. Nestas observações com telescópio na Cúpula Astronómica Fundação Calouste Gulbenkian pode ver a Lua, o planeta Marte e despedir-se de Saturno.

A Orquestra Clássica do Centro dá um concerto no Cine Teatro Avenida, em Castelo Branco. Pelas 21h30 a música segue pela mão do maestro José Eduardo Gomes. Os bilhetes custam 8 euros.

Esta sexta-feira há concerto com a Orquestra Clássica do Centro.

Esta sexta-feira há concerto com a Orquestra Clássica do Centro.

Separador-SUL

Até domingo dia 9 de outubro há Out.Fest – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro. Neste evento, de periodicidade anual, celebra-se a música experimental em todas as suas vertentes estéticas (música improvisada, eletrónica, jazz, música clássica contemporânea, novas linguagens), juntando na sua programação a história, o presente e o futuro da criação musical de vanguarda. O bilhete diário para dia 6 e o passe global estão esgotados. Mas pode adquirir, ao preço de 25€, um passe para os dias 7 e 8.

Este fim de semana inicia-se, em Lisboa, a 17.ª Festa do Cinema Francês. O evento organizado pelo Institut Français du Portugal e pela Embaixada de França em Portugal, em colaboração com a rede da Alliance Française e as Câmaras Municipais das 11 cidades participantes, chega a Lisboa dia 6 de outubro e termina a 13 de novembro em Setúbal. Este encontro marcante da vida cultural portuguesa permite celebrar e prestar homenagem à riqueza do cinema francês. Há bilhetes a partir de 3 euros.

https://www.youtube.com/watch?v=F67hcD0GYU8

Na Praça da Figueira, em Lisboa, há CAP Mercado dos Agricultores. Na sexta das 13h00 às 21h00, no sábado das 10h00 às 21h00 e no domingo das 10h00 às 20h00 tem o melhor que a terra nos dá mesmo no centro da capital. O objetivo deste mercado é contribuir para a divulgação, estímulo e sustentabilidade de produções tradicionais que, muitas vezes, pela sua reduzida dimensão, têm dificuldade em penetrar no circuito comercial das grandes redes de distribuição.

A Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, prepara mais um Dia D, este ano sob o tema Ligações. Durante todo o dia de domingo, dia 9 de outubro, as famílias estão convidadas a assistir a espetáculos, instalações, oficinas e concertos, das 10h30 às 18h00. A maioria das atividades têm entrada livre.

Cena do espetáculo "A Montanha", no Dia D da Calouste Gulbenkian.

Cena do espetáculo “A Montanha”, no Dia D da Calouste Gulbenkian.

Entre os dias 6 e 14 de outubro, o Teatro Nacional de São Carlos apresenta uma das óperas mais encenadas em todo o mundo: Carmen. Logo após a sua publicação em 1845, Carmen, a novela de Prosper Merimée foi rotulada de chocante e escandalosa. Georges Bizet adaptou Carmen à ópera 30 anos mais tarde, em Paris. Esta história regressa ao São Carlos, agora com encenação do catalão Calixto Bieito. Os bilhetes custam entre os 20 e os 60 euros.

Em Montemor-o-Novo há música na Oficinas do Convento com os Lucifer’s Ensemble, com Occult Club. O grupo é constituído por dois performers (do coletivo DEMO) e um compositor (da Sonoscopia). Nos seus concertos performáticos gravitam músicos convidados para fechar o círculo das peças conceptuais dedicadas ao oculto. O Ritual, o Transe e a Transcendência; A Noite, a Estrela da Manhã e o Anjo da Luz; A Viagem do Louco e o Desejo da Queda.

De 8 a 13 de outubro há Mostra de Doçaria – Os Sabores do Guadiana, em Vila Real de Santo António. Das 10h00 às 22h00, no Centro Cultural António Aleixo, delicie-se com os melhores doces que se fazem no Algarve. A entrada é gratuita, mas ninguém diz que não vai perder a cabeça e alguns tostões quando vir tanta iguaria.

Os Frutos de Amêndoa estarão presentes nesta mostra de sabores.

Os Frutos de Amêndoa estarão presentes nesta mostra de sabores.

Em Vendas Novas, em Évora, é inaugurada a exposição de Fotografia de Lugares Abandonados, que estará patente até dia 22 de outubro. A esta inauguração antecede um workshop de fotografia que conta com a presença de cinco fotógrafos especialistas nesta área. A participação neste evento é gratuita.

Os Deolinda atuam este sábado, pelas 22h00, no Festival Escritas do Sul, em Almodôvar. Este é um evento que pretende ser uma celebração da Língua Portuguesa e tem várias atividades a decorrer durante o fim de semana nesta vila de Beja.

Em Almada há dança no Auditório Fernando Lopes Graça com um espetáculo de Tendre Achille, às 21h30. A companhia francesa Compagnie 47.49 François Veyrunes vai fazer uma exibição sobre o ritmo de vida acelerado. O preço dos bilhetes é de 3 ou 6 euros.