Não há quem não conheça as capulanas, mas ainda há quem não as vista ou nunca tenha pensado na quantidade de formas de as usar, como peça de roupa ou elemento decorativo. Por essa razão, a marca PRETA abriu um showroom na Lx Factory, em Lisboa, e tornou-se a primeira loja exclusiva de capulanas em Portugal, pronta a receber quem queira descobrir e escolher o seu padrão.

E, atenção, esta é mesmo uma questão de identificação. Segundo o responsável da marca, José Maia, “são as capulanas que escolhem as pessoas. São tecidos cheios de personalidade que ‘falam’ diretamente com o cliente. Não há quem não goste de capulanas, existem pessoas que ainda não encontraram foi a capulana da sua vida.”

José Maia viveu quatro anos em Moçambique, altura em que se apaixonou por Jaqueline Custódio, moçambicana, que agora é também sua sócia na empresa. Nessa altura, como designer, reparou também de imediato no contraste de cores e padrões, na variedade e na originalidade com que o tecido era usado — um nó aqui e outro ali e a capulana tanto pode ser usada como turbante, vestido ou porta-bebés.

“A Jaqueline passou a vida entre estes tecidos, foi carregada nesses tecidos em bebé, via as mulheres a usá-los para fazer de tudo no seu dia-a-dia e isso sempre a marcou. Quando chegou a Lisboa teve uma desilusão ao não os encontrar com tanta facilidade como na sua terra”, explica José ao Observador. Em pouco tempo estava criada a marca PRETA, para ter as capulanas por perto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

IMG_3637

O showroom na LX Factrory, cuja decoração condiz com os tons quentes das capulanas. (Foto: Divulgação)

As capulanas que se vendem na PRETA são fabricadas em países distintos como Gana, Nigéria, Holanda, Índia e China, e adquiridas em Moçambique. São 100% de algodão e cada padrão é escolhido atentamente pelos responsáveis, com deslocações constantes ao país.

Na loja da Lx Factory, as capulanas podem ser adquiridas apenas como tecido, ou como peças de roupas já criadas. O preço do tamanho standard, de 5,40 metros por 1,20 varia entre os 25 e os 45 euros.

“O nosso público é muito diverso. Talvez designers e artesãos representem metade das vendas, mas temos desde gente que gosta de costurar por hobby, pessoas que querem dar um presente a alguém, africanos expatriados que querem os panos para se reconectar um pouco com suas raízes, até aquelas pessoas que simplesmente se apaixonam por um padrão e decidem levar a primeira capulana para casa”, diz José Maia ao Observador.

Para além da venda de capulanas, o novo showroom será aproveitado para a realização de workshops diversos — sim, há um só de turbantes –, sessões de cinema e de música. Um pouco de África em Lisboa.

Nome: Showroom PRETA
Morada: Lx Factory
Horário: Todos os dias das 11h00 às 19h00
Preços: 25€ a 45€