Se achava que Nuno Gama não parte um prato, engana-se. Parte um e muitos mais — este sábado partiu mesmo um total de 78 pratos contra a calçada portuguesa, com nomes como “feio”, “azeiteiro”, “refugiado”, “hetero”, “cristão” e “caixa d’óculos”. Estereótipos que, sob o mote da tolerância, foram feitos em pedaços no arranque do segundo dia da ModaLisboa. Ao som da banda da Marinha, o criador português celebrou 30 anos de carreira com um desfile em dois espaços diferentes: na Sala das Galeotas do Museu da Marinha — para imprensa e convidados — e na Praça do Império, para o público em geral e debaixo de um sol abrasador.

desfile, nuno gama, estilista, modalisboa, moda, lisboa, 2016, estilo,

Os modelos, minutos antes de partirem a loiça toda, em plena calçada da Praça do Império. (foto: André Marques/Observador)

“Partimos a loiça toda”, diz Nuno Gama ao Observador no final do desfile, com um sorriso de orelha a orelha. O objetivo? Quebrar estereótipos e lutar pela igualdade. “Será que vale a pena fazermos esta divisão da sociedade?”, interroga o designer. A resposta surgiu na coleção primavera/verão 2017, com mensagens anti-racistas nas camisolas como “I’m black & I’m a beautiful human being” (sou preto e sou um lindo ser humano).

Aprendi que cada vez que apontamos um dedo temos três dedos apontados contra nós. Temos de aprender a ser mais condescendentes e a aceitarmos os outros tal e qual como eles são”, diz Nuno Gama.

Uma lição de vida que retirou de 30 anos de carreira, 5o anos de vida e 25 anos a desfilar dentro da ModaLisboa. “O tempo tem uma coisa boa: dá-nos maturidade e ensina-nos a olhar para as coisas de forma diferente”, explica ao Observador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

desfile, nuno gama, estilista, modalisboa, moda, lisboa, 2016, estilo,

O desfile de Nuno Gama contou com a presença de mais de 50 modelos masculinos. (foto: André Marques/Observador)

Apaixonado pela luz da Capital, Nuno Gama chamou à sua coleção “Luzboa” e apostou em coordenados neutros em tons de branco e areia. “Lisboa tem uma luz que nos distingue e as suas cores, bem como a arquitetura, são uma inspiração”, diz o designer. O azul — que representa a Arrábida, o seu local favorito no país — esteve igualmente presente em lãs, sedas, caxemira, algodão e alguns linhos.

Em fotogaleria, encontra alguns conjuntos da primavera/verão 2017 de Nuno Gama.

desfile, nuno gama, estilista, modalisboa, moda, lisboa, 2016, estilo,

Nuno Gama não só celebra 30 anos de carreira como 50 anos de vida na 47.ª edição da ModaLisboa. (foto: André Marques/Observador)