O Deutsche Bank está a descer 3% na bolsa de Frankfurt, com notícias do fim de semana de que o presidente executivo não conseguiu fechar um acordo com o Departamento de Justiça dos EUA para resolver o processo contra o banco. A agência Bloomberg noticia esta segunda-feira que as negociações continuam, o que poderá estar a ajudar a conter as perdas na bolsa.

As agências noticiosas chegaram a noticiar, há duas semanas, que o Deutsche Bank iria conseguir limitar a 5,5 mil milhões de dólares (menos de 5 mil milhões de euros) o valor pago no acordo extrajudicial para arquivar um processo relacionado com a venda irregular de produtos complexos antes da crise financeira. Esse valor, apesar de elevado, ficaria em linha com aquilo que o banco colocou de lado para precaver custos de litigância. Mas ainda não foi confirmado esse acordo, depois de as ações do banco têm sofrido nas últimas semanas com relatos de que o Departamento de Justiça apontava para um valor de 14 mil milhões de euros.

DBK GY Equity (Deutsche Bank AG) 2016-10-10 08-28-44

A agência Bloomberg avança, contudo, que apesar de não ter ainda havido fumo branco, as negociações não foram interrompidas. De qualquer forma, a visita do presidente John Cryan a Washington não serviu para fechar o acordo com as autoridades norte-americanas. Uma fonte do banco citada pela Bloomberg recusou comentar o estado das negociações.

Enquanto negoceia com o Departamento de Justiça, o Deutsche Bank está a reestruturar operações, reduzindo postos de trabalho, e está, também, a avaliar a hipótese de fazer uma dispersão de capital em bolsa que pode render até cinco mil milhões de euros. A família real do Qatar também poderá ajudar, reforçando a sua posição no capital do banco para até 25%, acrescenta a Bloomberg.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR