O Estado Islâmico utilizou uma fotografia do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, num vídeo de propaganda divulgado na Internet. Marcelo Rebelo de Sousa aparece acompanhado do Rei de Marrocos, Mohammed VI, durante uma visita oficial do Presidente português àquele país, a 27 de junho deste ano.

A notícia é divulgada esta terça-feira pelo Diário de Notícias, que tomou conhecimento do caso depois de ele ter sido exposto pelo comentador e colunista Nuno Rogeiro, num seminário sobre “Estratégias de comunicação em contexto de terrorismo”. Segundo aquele jornal, no vídeo Marcelo Rebelo de Sousa é rotulado de “infiel” e o Rei de Marrocos é descrito como um “muçulmano sem vergonha”.

Contactado pelo Diário de Notícias, fonte oficial de Belém referiu que “as autoridades competentes tomaram conta do assunto” e que o vídeo já era do conhecimento da Presidência da República. Além disso, acredita-se que Marcelo Rebelo de Sousa não é o alvo daquele vídeo, ao contrário de Mohammed VI, que é criticado por ter sido condecorado pelo Presidente português com a Ordem de Santiago.

Entretanto, Marcelo Rebelo de Sousa já reagiu ao vídeo, dizendo que o uso por parte do grupo extremista Estado Islâmico da sua imagem num vídeo de propaganda não representa “nada de novo” em matéria de segurança. “[O vídeo] Já apareceu há um mês e tal, não há problema nenhum. Não é nada de novo que não se soubesse, e portanto a segurança dos portugueses continua igualmente garantida”, vincou o chefe de Estado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Naquele vídeo, segundo Nuno Rogeiro, é dito por uma voz off que vários “líderes ditos muçulmanos não têm vergonha de mostrar prémios e condecorações dados por infiéis, como mostra a imagem”.

https://youtu.be/EJaScOjmwYA

Na mesma viagem oficial a Marrocos, Marcelo Rebelo de Sousa foi alvo de algumas críticas por ter apertado a mão de uma mulher durante um período alargado de tempo.