Quantas vezes já chegou a casa, depois de um dia de trabalho e tem apenas uns minutos para voltar a sair? Mas depois de um dia inteiro, a bateria do smartphone pode já não aguentar até voltar a casa e precisa de uma solução para o carregar depressa. Eis alguns truques que podem dar uma ajuda nestes casos em que é preciso muita energia em pouco tempo.

Ligar o modo avião

Esta é uma dica simples que consiste em ativar o modo avião e deixar a carregar. Ao fazer este simples processo todas as antenas de receção de redes (dados móveis e Wi-Fi) são desligadas, assim como outros meios de comunicação presentes no aparelho. Ao desligar estas funções o carregamento será mais rápido uma vez que o gasto de energia diminui significativamente.

Fechar tudo

Durante todo o dia são várias as aplicações que acabamos por abrir no smartphone e, por vezes, nunca as fechamos por completo. Isto faz com que todas essas aplicações fiquem a funcionar em segundo plano, consumindo mais bateria e, consequentemente, atrasando o processo de carga. Este consumo varia com o sistema operativo (Android e iOS têm comportamentos diferentes) mas, ainda assim, feche tudo o que estiver aberto para acelerar o carregamento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Evite aquecimentos

As capas protetoras são utilizadas por quase todas as pessoas que possuem um smartphone. Seja para decorar ou para proteger, ela pode ser prejudicial quando precisa de poupar tempo e ganhar energia. Algumas destas proteções provocam um aquecimento extra durante o processo de carregamento da bateria, levando a um atraso no processo e ao aumento do desgaste – o calor é um dos principais inimigos da longevidade das baterias. Sendo assim, se verificar que o aparelho costuma aquecer mais do que devia quando está a carregar, retire a capa. Deste modo, vai evitar que a bateria sofra com o calor e conseguir um carregamento mais rápido.

Evite portas USB

O computador é um dos locais que mais facilmente lhe proporciona uma fonte de energia para deixar o smartphone a carregar, mas também é dos que menos ajuda quando se fazem as contas finais. As portas USB não têm capacidade de transferir a mesma energia que uma tomada elétrica, fazendo com que o processo demore quase o dobro do tempo quando comparado ao carregamento tradicional.

Além disso, carregadores de tomada com maior potência aceleram o carregamento. Se puser o smartphone à carga com um carregador de 10 ou 12W vai conseguir carregar um pouco mais depressa que com o convencional de 5W, que é fornecido com a maioria dos modelos. Por outras palavras, carregue o smartphone com o carregador de tomada do tablet. Mas atenção: faça disso a exceção e não a regra.

O original é sempre melhor

Pode não ser o que tem sempre à mão e, quando avaria, sai sempre mais caro, mas é preferível utilizar sempre um cabo e um adaptador oficial da marca. Os cabos mais baratos podem ser mais simpáticos para a carteira mas, por vezes, não conseguem transferir tanta energia como os originais, ou podem até estragar o dispositivo por algum tipo de incompatibilidade. Uma vez que o objetivo é poupar tempo, o melhor é mesmo utilizar sempre o material original.

Desligue o aparelho

No caso de não precisar de utilizar o smartphone durante o tempo que vai ficar a carregar, o melhor é mesmo desligar completamente o aparelho. Este método é o mais limitador mas também o mais eficaz, uma vez que toda a energia vai ser utilizada apenas para a bateria e não para manter o telemóvel a funcionar. Algumas pessoas podem pensar que não compensa devido ao gasto de bateria a ligar o dispositivo depois, mas o ganho no final é superior.