O Governo está a pensar aumentar as pensões mais baixas a partir de julho de 2017, avança o Jornal de Notícias. Segundo a edição desta quinta-feira, nas negociações que decorreram ontem à noite, o executivo, PCP e Bloco tinham em cima da mesa duas hipóteses de aumento: só para pensões até 628 euros ou pensões até 840 euros.

Os partidos mais à esquerda defendem que o aumento deve ser posto em prática já a partir de janeiro, mas o Governo está a empurrar o aumento para julho. PCP já defendeu que o valor deve ser fixado nos 10 euros para pensões mais baixas.

Segundo o JN / Dinheiro Vivo, só hoje, com a aprovação do Orçamento do Estado em Conselho de Ministros o resultado destas negociações será conhecido. Ainda assim, de referir que da reunião saíram dois cenários possíveis: um passa por avançar já em janeiro com uma atualização das pensões à luz da inflação e mais à frente com o aumento dos tais 10 euros. O executivo fala em julho. O outro cenário passa por avançar logo com o aumento deste valor em janeiro, como defendem os partidos mais à esquerda.

Tendo em conta o universo de pensionistas com reformas até 628 euros (o que perfaz 2,5 milhões de euros, o equivalente a 70% do total das pensões), aumentar 10 euros já a partir de janeiro implica um investimento na ordem dos 25 milhões e euros.

Os partidos à esquerda do PS pedem, ainda, aumentos para os restantes pensionistas, que têm as suas reformas congeladas desde 2009.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR