A Foodles Production, responsável pela produção do mais recente filme da saga Guerra das Estrelas (Star Wars: O Despertar da Força), foi multada em 1,7 milhões de euros, na sequência de um acidente que Harrison Ford sofreu durante a rodagem do filme.

A produtora, pertencente à Disney, e que já tinha admitido algumas infrações às normas de segurança, é acusada de não garantir a proteção dos atores e funcionários, segundo a BBC.

O episódio que desencadeou a acusação remonta a junho de 2014. Durante a rodagem do filme, o ator Harrison Ford, que interpreta o papel de Han Solo, foi atingido por uma porta hidráulica de metal, no cenário da nave espacial Millennium Falcon. O ator partiu a perna e teve de ser transportado para o hospital de helicóptero.

De acordo com o tribunal de Aylesbury, que ditou a sentença à produtora, o ator podia ter morrido no acidente, já que a porta, programada para fechar muito rapidamente, atingiu Ford com uma força semelhante a um atropelamento por um pequeno carro.

O juiz explicou que “a grande falha foi a falta de comunicação” dentro da produtora, já que fez uma avaliação prévia dos riscos mas não a comunicou aos atores. A empresa já sublinhou, em comunicado, que “a segurança dos atores e da equipa sempre foi uma prioridade”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR