Separador-NORTE

O Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, organiza este sábado, dia 15 de outubro, pelas 19h30, uma ceia que pretende levar os participantes até ao século XV, ou seja, até à época em que o Paço dos Duques era habitado pelos primeiros duques de Bragança – D. Afonso e sua mulher D. Constança de Noronha. Esta ceia dos duques permitirá aos participantes provar algumas das iguarias servidas noutros tempos e assistir às atividades que decorrerão durante a refeição. O preço para um adulto é de 35 euros, para um casal é de 65 euros. As criança até 6 anos não pagam e dos 7 anos aos 12 anos pagam 50%. Para quem quiser entrar mesmo na época pode alugar um traje por 15 euros.

O Festival de Outono começa esta quinta-feira e continua até domingo em Braga e Guimarães. A sétima edição deste festival da Universidade do Minho aposta na promoção de diferentes expressões artísticas, incutindo novos hábitos culturais e proporcionando um maior conhecimento de diferentes culturas aos novos alunos e à região. A partir de 13 de outubro os bilhetes custam 20 euros para comunidade académica e 26 euros para o público geral. O bilhete diário fica a 15 euros.

Este sábado, 15 de outubro, há CAL STREET MARKET, em Ponte de Lima. Este é um mercado organizado pela Associação CAL (Comunidade Artística Limiana) e tem lugar, ao ar livre, na Alameda de S. João, no centro da Vila de Ponte de Lima. Entre as 10h00 e as 19h00 há compra, troca e venda de produtos vintage e artigos em segunda mão (roupa, livros, CDs, mobiliário e muito mais). Ao longo de todo dia haverá música e muita animação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mercado Vintage em Ponte de Lima.

Mercado vintage em Ponte de Lima.

No Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, há concerto dos Daily Misconceptions e Sensible Soccers neste sábado pelas 22h00. Os bilhetes estão à venda no teatro e custam 2 euros. Vá passar a noite a assistir a duas atuações de música contemporânea.

A Casa das Artes, no Porto mostra o filme “A Paixão dos Fortes”, neste sábado pelas 18h00. Este western realizado por John Ford, é baseado num livro de Stuart N. Lake, sobre a lenda de Wyatt Earp. Conta a história do xerife de Tombstone e do conflito com Doc Holliday (Victor Mature) que os leva até ao duelo em O.K. Corral. Wyatt Earp (Henry Fonda) e os seus irmãos Morgan (Ward Bond) e Virgil (Tim Holt) partem para Tombstone, deixando o irmão James a tomar conta da herdade da família. Quando regressam, descobrem que alguns animais foram roubados e James assassinado. Wyatt aceita o cargo de marshal da cidade, faz dos irmãos os seus ajudantes e jura ficar em Tombstone até vingar a morte de James. O bilhete normal custa 3,50 euros.

A companhia Som Do Algodão apresenta “Fada Oriana Na Floresta Da Menina Do Mar 2.0”. No Auditório Bombeiros Carvalhos, em Vila Nova de Gaia, às 16h00 as personagens do universo de Sophia de Mello Breyner Andresen vão encontrar-se no teatro. Fada Oriana, Menina do Mar, O Rapaz de Bronze, Cavaleiro da Dinamarca, Isabel e a Sua Casa de Anões, entre outros, vão estar no centro de várias histórias. Lado a lado com a narração teatralizada da história, a música é o seu cúmplice incessante. Da melodia sobressairá a apresentação das personagens e a seu convite constroem-se momentos de partilha e diversão, criando o ambiente propício para as aventuras e desventuras das personagens. Os bilhetes custam entre 5 e os 8 euros.

Esta sexta-feira, 14 de outubro, Sara Gazarek atua na Casa da Música, no Porto, às 21h30. Gazarek foi rotulada pelo LA Times como “a próxima cantora de jazz de maior importância”. Está enraizada na tradição do jazz, mas, ao mesmo tempo, abraça a música que move a sua geração. Os bilhetes custam 22,50 euros.

Sara Gazarek.

Sara Gazarek

Hannah Epperson vai atuar Teatro Ribeiro Conceição, Lamego, esta sexta, 14 de outubro às 21h30. Com um violino, uns pedais de loops e com a sua voz pura, Hannah Epperson cria canções pop irresistíveis, plenas de magia e emotividade. De forma a não quebrar os níveis de magia, as boas vindas são dadas por Daily Misconceptions com o recém-lançado “Our Little Sequence of Dreams” e editado pela ZigurArtists, uma viagem no tempo e no espaço nada apropriado para os mais céticos. O bilhete normal tem o custo de 4 euros.

Separador-CENTRO

Em Aveiro, entre as 10h00 e as 12h30 de sábado, pode fazer uma Visita Histórica Guiada a Pé. O objetivo é passar uma manhã cultural e diferente. Serão passadas informações e histórias sobre a cidade, num ambiente de descontração. A caminhada faz-se a um passo “normal” com tempo para contemplação e paragens em locais de interesse. A visita é gratuita, se gostar, no fim pode deixar uma gorjeta. Ainda que não haja bilhetes é necessária uma marcação prévia que pode fazer através do e-mail: geral@aveirofreewalkingtour.com.

“O Pequeno Grande Polegar” é apresentado junto ao Mosteiro de Alcobaça, este sábado, às 21h00. Inserida no Festival Books & Movies 2016, esta história revela o sonho de um menino de verdade e o espaço onde uma pequena grande criança, a marioneta gigante deste espetáculo, muda a vida de uma comunidade, devolvendo-lhe os sonhos, a esperança e o futuro.

Teatro de rua com "O Pequeno Grande Polegar", em Alcobaça.

Teatro de rua com “O Pequeno Grande Polegar”, em Alcobaça.

O Teatro Académico de Gil Vicente apresenta esta sexta-feira, às 21h30, “O que fazer daqui para trás“. João Fiadeiro explora o tempo – suspenso, intervalar – ao “mesmo tempo” que foca a sua atenção naquilo que fica, no que foi esquecido, no resto. O “resto” é o que cria “vazio”. E é “a prova da ausência de uma presença”. Os bilhetes custam entre os 5 e os 7 euros.

Este sábado, às 21h30, há espetáculo de poesia “Aleatório – Concerto de Palavras ao Acaso” no Centro Cultural de Tábua. Este evento é produzido pela Andante Associação Artística, interpretado por Cristina Paiva, com animações de Américo Prata, sonoplastia de Fernando Ladeira e figurino de Lucília Telmo. Os poemas são de Ana Hatherly, António Mota, Arnaldo Antunes, Boris Vian, Cecília Meireles, Eduardo Pitta, Gabriel Celaya, José Carlos de Vasconcelos, José Mário Silva, Manoel de Barros, Manuel António Pina, Margarida Vale de Gato, Mário Cesariny, Mário de Sá Carneiro, Miguel Cardoso, Nuno Júdice, Rosa Alice Branco, Russell Edson, Ruy Belo, Ruy Cinatti, Salette Tavares e Vitorino Nemésio. A entrada é gratuita.

Peter Murphy dá um concerto no Teatro Municipal da Guarda, este sábado às às 21h30. Este espetáculo faz parte da digressão “Stripped” e Peter Murphy vai subir ao palco acompanhado pela sua banda para uma noite que se espera memorável. O artista vai tocar não só temas da sua carreira a solo como também dos Bauhaus, banda que atravessou gerações.

Esta sexta-feira, às 21h00, o Quarteto Santa Cruz – com Jorge Silva vai atuar no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco. O concerto está integrado na iniciativa da Sociedade dos Amigos deste museu para assinalar os 100 anos da morte do seu patrono. A entrada é gratuita.

Este sábado inaugura-se a exposição “Esculturas de António Delgado“, n’A Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras, pelas 18h00. Sem fazer uma história autobiográfica, mas inspirando-se nela, mostram-se alguns aspetos práticos e formais de como o autor concebe o ato criativo, cujo processo tem início no desenho.

Exposição "Esculturas de António Delgado".

Exposição “Esculturas de António Delgado”

Separador-SUL

O Trampolim Gerador volta à cidade de Lisboa com mais de 60 iniciativas culturais gratuitas. Desta vez fecha uma avenida ao trânsito, invade dois centros comerciais de outros tempos, abre as portas de 3 palácios, mostra os Estúdios da Tóbis por dentro e ainda promove uma festa da criatividade cervejeira portuguesa durante 3 dias. Durante os dias 14, 15 e 16, a freguesia do Lumiar vai vibrar com muitos eventos.

mapa

Esta sexta-feira, 14 de outubro, na sala dos Leões nos Paços do Concelho, Évora, há Cante Alentejano. Pelas 17h30, Amílcar Vasques-Dias, compositor pianista, Joaquim Soares e Pedro Calado, cantadores do Grupo Cantares de Évora, apresentam o seu último trabalho EM CANTE: música do Alentejo. Na base deste projeto estão os concertos “Cante e Piano” que, nos últimos anos, tem juntado os três artistas em palco para dar uma nova roupagem ao Cante Alentejano, entretanto classificado como Património Imaterial da Humanidade.

No Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, a programação de outubro está recheada. Destacamos o espetáculo “O que é que o pai não te contou da guerra?“. De 13 a 15 de outubro a peça será apresentada ao público às 21h00. O filho, a Voz, confronta o pai, o Silêncio. Interessam as perguntas, não tanto as respostas. O pai esteve na Guerra Colonial (1961/74), ferida aberta no imaginário e no corpo do Portugal contemporâneo. Mas daqui não resulta um objeto cénico com pretensões documentais. Interessam as perguntas, não tanto as repostas. O preço normal dos bilhetes é de 12 euros.

De 13 a 30 de outubro regressa a Sintra Muscarium#2 – Festival de Artes Performativas. Em vários espaços do concelho há espetáculos de dança e música e o desejo de imprimir uma dinâmica ainda mais forte em toda a programação, com a inclusão de mais espetáculos para o público infantojuvenil, um workshop de teatro e uma exposição no MU.SA – Museu das Artes de Sintra. muscarium

Tem até sábado, dia 15, para ver a exposição Rosetta – No rasto do cometa, no Centro de Ciência Viva de Tavira. A exposição é interativa e está destinada a toda a família, pretende dar a conhecer um pouco mais sobre cometas, acompanhando a viagem da sonda espacial Rosetta, construída pela Agência Espacial Europeia (ESA).

No Velvet Be Jazz Club, no Barreiro, comemora-se o Mês da Música. Esta sexta-feira às 22h30 há concerto com os Fauska Quartet. Estes 4 músicos de jazz são amigos e parceiros de longa data, o saxofonista Hamza Touré, o contrabaixista Freddy Blondeau e o pianista Samuel Lercher, juntaram-se a um dos melhores bateristas de jazz da cena francesa: Christophe Marguet. O Quartet criou um repertório de temas originais, verdadeira viagem musical feita de partilha, poesia e energia. A entrada é livre.

Os Fauska Quartet.

Os Fauska Quartet