Não era costume de Galyna Lavriv telefonar tão cedo para o filho mais velho, Volodymyr, que nunca saía à noite e passava horas a fio a estudar. Mas algo a impeliu a fazê-lo naquele sábado, 1 de outubro. Quando atendeu o telefone, o jovem de 25 anos com dupla nacionalidade (ucraniana e portuguesa) parecia agitado: “Não tenho muito tempo para falar, mãe. Perdi o avião esta manhã e agora tenho de me preparar para apanhar outro”, contou Galyna ao Observador. Não esclareceu o que o levava para a capital inglesa: “Tenho mesmo de ir, tenho de tratar de coisas e fazer coisas que preciso de fazer”, limitou-se a dizer. A seguir, prometeu à mãe manter-se em contacto. Mas veio a desaparecer sem deixar rasto.

volodymyr

Galyna e o pai dos filhos, Sergiy Lavriv, de quem está divorciada, emigraram para Ponte do Oleiro, em Porto de Mós (Leiria) quando Volodymyr e Daryna ainda eram pequenos. Galyna era bailarina, mas cá começou a trabalhar numa fábrica de costura e a dar aulas de dança. Sergiy era engenheiro de eletricidade e alta tensão. Os filhos do casal frequentaram o Colégio de São Miguel e, a seguir, a Escola Secundária de Porto de Mós. Entretanto, o casal emigrou para Paris (França), mas desta vez sozinhos: Volodymyr e Daryna ficaram em Portugal para estudar Medicina. Quando entrou no curso, o rapaz queria seguir cirurgia cardiotorácica, mas em maio terminou a tese do mestrado integrado na área de otorrinolaringologia. Agora preparava-se para se especializar.

Galyna admite que o filho se sentia cansado. Estudava Medicina na Universidade de Lisboa, entregou a tese de mestrado integrado em maio deste ano e preparava-se agora para fazer o exame mais importante do seu percurso académico, que lhe permitiria especializar-se e começar a exercer a profissão. Quando ouviu o filho dizer que estava a caminho de Londres, julgou que Volodymyr se preparava apenas por em prática um plano que já tinha há muito: Caso não tivesse média suficiente para a especialidade que queria em Portugal, pretendia mudar-se para um país com médias mais acessíveis. Inglaterra esteve sempre no radar. “Estou sempre a estudar, mãe, estou mesmo cansado”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Algo de estranho se passava com o jovem de 25 anos, confessou ao Observador a irmã, Daryna Lavriv, também ela estudante de Medicina. “Ele andava sob muito stress por causa do exame. Mas os amigos deles dizem que, desde há um ano para cá que começou a ter conversas estranhas. Nós nunca demos muita importância, só que este acontecimento fez-nos juntar as peças. Achamos que há a possibilidade de ele já ter algo incipiente do foro psiquiátrico e que esse stress do exame tenha sido a gota de água”, explicou a irmã. Mas sublinha que tudo isto não passam de teorias: “É o desespero pela falta de notícias”.

Naquele sábado, a mãe de Volodymyr voltou a ligar para o filho pouco depois das 19 horas. O jovem estava no aeroporto de Lisboa, novamente em alvoroço à procura da porta certa para embarcar. Tanto quanto Galyna conseguiu apurar, o avião que o filho apanhou nessa tarde partiu de Portugal às 20h30 e aterrou em Londres às 23h15. No dia seguinte, domingo 2 de outubro, Volodymyr não quis dizer onde estava: “Estou em Londres, mas ainda não sei a morada do sítio onde vou dormir”, disse à mãe, uma ex-bailarina ucraniana de Kalush que emigrou para Portugal — e passou a trabalhar numa fábrica de costura –, quando Volodymyr era ainda miúdo, mesmo a tempo de fazer a escola primária. O jovem tem dupla nacionalidade.

Galyna tencionava viajar de Paris (onde mora atualmente com o companheiro) e visitar o filho no sábado seguinte, mas Volodymyr dissuadiu-a: “Não é preciso, antes desse sábado já não vou estar cá”.

volodymyr

Galyna depreendeu que Volodymyr tencionava voltar a Portugal em poucos dias. Aliás, de acordo com a senhoria da casa onde o estudante morava, a mala de Volodymyr tinha pouca roupa: “Ele tinha meia dúzia de t-shirts, umas calças. Nem casacos levou. A roupa que levou não dava para mais do que uma semana”. O bilhete para Londres tinha sido comprado pela internet a 30 de setembro. “Foi uma decisão em cima do joelho. De um dia para o outro decidiu ir. Até porque ele estava a estudar para o exame mais importante da carreira dele. Já estava a estudar há um ano, não faz sentido ter deixado tudo de um dia para o outro. Não levou livros com ele, nem computador. Ou seja, é como se tivesse desistido de tudo”, contou Daryna ao Observador.

Pouco depois de estar em Londres, Volodymyr falou com a irmã. “No dia em que chegou a Inglaterra, ele disse que estava numa “guerra espiritual”, o que eu e os amigos tememos ser um surto psicótico. Talvez não tenha noção das suas ações”. Depois da conversa com a mãe a 2 de outubro, em que disse não saber a morada do sítio onde estava, Volodymyr deixou de responder às chamadas da família. O telemóvel ficou desligado durante a tarde, a noite e durante a manhã seguinte. Só no dia 3, segunda-feira, é que a Galyna Lavriv voltou a receber uma chamada do filho, já ela estava prestes a vir para Portugal. Continuou sem explicar o que estava a acontecer, mas garantiu estar bem e permanecer comunicável. A chamada durou 48 segundos. Foi a última vez que os familiares e amigos de Volodymyr Lavriv souberam dele.

volodymyr

Já em Portugal, Galyna procurou saber mais sobre o filho.

Entrou em contacto com os amigos que Volodymyr – um assumido amante de desporto, cultura e viagens – mantinha em Lisboa. Depois foi ao banco para entender os passos do filho. E descobriu que a 3 de outubro, no dia da última chamada estabelecida com a família, a conta à ordem que Volodymyr usava estava a zeros. O extrato bancário mostrou que todos os movimentos bancários foram feitos no domingo anterior, 2 de outubro. Houve dois pagamentos feitos no Aeroporto de Gatwick, depois um pagamento feito no restaurante McDonald’s da Victory Street. A seguir à refeição, Volodymyr fez uma transferência para uma firma de aluguer de quartos para estudantes universitários no valor de 186 euros em Nottingham Street. Mais tarde, o jovem comprou um bilhete de autocarro no valor de 28 euros. A seguir, todo o dinheiro da conta desapareceu.

Neste momento, o atual companheiro de Galyna está em Londres com uma amiga do casal para procurar mais informação sobre o paradeiro de Volodymyr Lavriv. Já foi apresentada queixa à polícia portuguesa e às autoridades inglesas, mas a família não tem novidades sobre eventuais dados recolhidos das câmaras de segurança dos sítios por onde Volodymyr terá passado. Os amigos continuam a partilhar o alerta nas redes sociais, pedindo que contactem as autoridades ou a família através dos seus números de telefone. Mas ainda ninguém sabe onde está o jovem português. Nem o que o atraiu até Londres.