Durante a noite de Halloween -31- de outubro, a plataforma de alojamentos Airbnb oferece uma estadia para duas pessoas no castelo de Bran na Transilvânia – Roménia. A fortaleza do século XIV que inspirou o castelo de Drácula no célebre romance de Bram Stoker. “No ano passado convidamos um casal para passar a noite de Halloween nas catacumbas de Paris. Agora queremos que conheçam os horrores do castelo do Drácula sozinhos, sem alhos nem objetos de prata. Vais sentir medo”, declarou Andrew Verbitsky, diretor geral da Airbnb na Europa central e leste.

O plano traçado é o seguinte: Os vencedores vão poder reviver a história de Jonathan Harker, o protagonista do famoso romance Drácula, viajando durante a noite num coche de cavalos até ao castelo, situado no alto de uma colina encoberta por arbustos, onde serão recebidos por Dacre Stoker, bisneto do escritor irlandês e especialista em matéria de vampiros, que os colocará a par de lendas sobre o tema e sobre o lugar, enquanto percorrem um labirinto de corredores escuros, escadas e passagens secretas até chegarem a uma imponente sala de jantar. Ali vão poder desfrutar de um jantar à luz das velas, com as mesmas carnes e vinhos que o romance descreve.

Depois do jantar chega, talvez, a parte mais assustadora da experiência: os hóspedes dormirão no quarto do conde, dentro de caixões forrados com um luxuoso veludo e ao som do uivar de lobos que rondam os arredores do castelo.

Os hóspedes vão poder acordar antes do dia amanhecer, para poder desfrutar de um pequeno-almoço enquanto vêm o nascer do sol no terraço, mas isto, claro depende de como passarem a noite.

Para os interessados na experiência em deixarem-se morder, como Jonathan Harker, têm de entrar no site da Airbnb antes da meia-noite de 26 de outubro e responder à seguinte pergunta:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O que dirias ao conde Drácula se o encontrasses no seu castelo?”

A resposta deve conter entre 50 e 550 carateres. E para os concorrentes que moram fora da Trasilvânia e forem eleitos, não há qualquer problema. Os organizadores asseguram os encargos das passagens do casal vencedor.

Apenas têm de respeitar as normas da casa:

  • O alho não é permitido;
  • Joias de prata e crucifixos são para ficar em casa;
  • Têm de apagar as velas antes de dormir;
  • Não podem tirar fotografias ao espelho;
  • E lavar os dentes depois de morder.