18 de outubro de 2016. Michelle desfila pela última vez enquanto primeira-dama à chegada a um jantar de Estado. Barack Obama está quase a deixar de ser o presidente dos Estados Unidos e a mulher, já considerada por muitos um verdadeiro ícone de estilo, quer despedir-se com graça. E com gosto.

Depois de oito anos a marcar a vida política e a agenda da moda, Michelle deixou-se fotografar num longo e acobreado vestido do atelier Versace, com uma racha subtil. Brilhante e luminoso, o vestido de alta-costura foi feito de propósito para ela e, a julgar pelas imagens divulgadas por meios internacionais, assenta-lhe que nem uma luva.

Os vestidos de Michelle nunca foram coisa do acaso. Além de dar primazia a designers de moda menos conhecidos, a primeira-dama dos EUA tentou muitas vezes usar vestidos concebidos por criadores da mesma nacionalidade que os líderes políticos convidados para os diferentes jantares de Estado. Foi o que aconteceu em abril de 2015, quando recebeu o primeiro-ministro japonês e vestiu um Tadashi Shoji, e foi o que aconteceu esta quarta-feira: o Versace terá deixado um sorriso no rosto do líder italiano Matteo Renzi (e no de Obama também).

Em fotogaleria ficam os vestidos que marcaram os jantares de Estado em que Michelle Obama, juntamente com o marido, marcou presença. Os vestidos são muitos, até mais do que os oito anos em que o casal Obama dominou a Casa Branca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR