Não é a única, acredite. A maioria das mulheres não tem realmente jeito nenhum para aplicar eyeliner nos olhos. Talvez não tenhamos nascido com o dom das youtubbers de beleza e dos maquilhadores, ou simplesmente não temos tempo para praticar todas as manhãs quando o relógio fica a martelar nos ouvidos e restam pouco mais de cinco minutos para nos maquilharmos.

Desenhar uma linha sobre a pálpebra parece, na teoria, bastante simples. Mas desenha-se no olho esquerdo, depois no direito, volta-se a retocar o esquerdo, depois a linha ficou maior, acrescenta-se um pouco mais no direito e, quando dá por si, já tem dois olhos de panda, acabou de perder cinco minutos nessa brincadeira e, agora, não tem tempo para recomeçar do zero. O resultado? Tira tudo com toalhitas, sai de casa com óculos de sol e, quando chega ao trabalho, coloca um pouco de máscara de pestanas e assunto arrumado. Adivinhámos?

View this post on Instagram

Panda problems

A post shared by Comics (@comics) on

Alguns erros que (provavelmente) está a cometer…

Esticar a pálpebra com a mão enquanto desenha. Se desenha o risco com a pálpebra esticada, quando a soltar o risco também vai descer juntamente com a pele. Puxar a pálpebra pode ser instintivo (tal como abrir a boca quando aplica máscara de pestanas) mas só arruína o processo. O risco tem de ser desenhado com os olhos na sua posição natural.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Está a desenhar com o olho fechado. O que significa que dificilmente vai ver onde termina o bico externo do olho – é aí que a linha tem de subir para fazer um efeito angular de olho rasgado e maior.

463580808_770x433_acf_cropped

Se estica a pálpebra com a mão enquanto desenha, está a cometer um dos principais erros que faz com que nunca consiga um eyeliner bem feito. (Foto: Fernando Leon/Getty Images)

Está a usar o eyeliner errado. Já tínhamos falado aqui de várias fórmulas de eyeliner e, se (ainda) não tem jeito, mais vale praticar com produtos em lápis ou caneta. Teste os pincéis e as fórmulas líquidas e em gel quando tiver mais tempo. Mas lembre-se que estas, normalmente, secam mais rápido e, por isso, não há muito tempo para fazer correções. Escolha-as quando já estiver uma especialista nesta matéria.

Está a maquilhar-se de pé em frente ao espelho. Uma das razões porque as linhas ficam tortas e borradas é porque não tem simplesmente o cotovelo apoiado. Mais vale sentar-se, colocar o espelho na mesa e apoiar o braço. Quanto mais estabilizar o corpo, mais facilmente conseguirá desenhar uma linha perfeita.

5 dicas para conseguir desenhar o eyeliner perfeito

1. Lembra-se daqueles jogos que fazia em criança onde existiam bolinhas com números que tinham de se unir para revelar uma imagem? Faça esse jogo nos seus olhos — a ideia é, com o eyeliner, desenhar pontos ao longo da pálpebra para marcar a linha e o ângulo. Depois, comece a unir os pontos e, suavemente, desenhe uma linha.

2. Uma outra forma é ir desenhando pequenas linhas, conforme o ângulo do seu olho, e, no fim, unir tudo, preenchendo as linhas por dentro.

https://www.instagram.com/p/BJpqvEBjtAb/

3. Se é daquelas que já sabe que vai esborratar tudo de qualquer forma, há uma solução SOS. Faça a linha à sua maneira e, no fim, com um cotonete e um pouco de desmaquilhante de olhos, afine a linha ao longo do olho (da parte interior para a exterior). Tudo o que estiver esborratado vai acabar por ser limpo.

4. Para quem gosta de dicas mirabolantes, esta é uma delas: aplique o eyeliner na parte superior do revirador de pestanas. Porquê? Porque, quando o utilizar, a parte que estava “suja” com o eyeliner, vai literalmente desenhar a linha na pálpebra. Depois só tem de aperfeiçoar por cima.

5. Se nenhuma destas dicas for útil, é altura de chamar a artilharia pesada, que é como quem diz, render-se à ideia de que realmente não tem jeito e comprar o “liner designer”, um acessório da marca Beauty Blender que colocamos sobre o olho, permitindo desenhar a linha a partir daí. Simples, rápido e eficaz. PVP. 15€ à venda nas lojas Sephora.