O Presidente da República vai ter um encontro com o líder histórico de Cuba, Fidel Castro. Marcelo Rebelo de Sousa, começa na terça-feira, da próxima semana, uma visita de Estado a Cuba. E segundo noticiam a TSF e o DN, Marcelo solicitou uma visita a Fidel Castro e este aceitou.

Para conseguir um encontro com Fidel Castro, afastado de cargos políticos por doença, é necessário pedir uma autorização prévia às autoridades cubanas e são estas que autorizam ou não a visita.

Fidel Castro, agora com 90 anos, luta contra uma doença nos intestinos, sendo o seu estado de saúde, bastante frágil. No panorama politico, Fidel deixou de atuar de forma progressiva, até que em 2008 passou o testemunho total ao irmão Raúl. Castro. Por isso, a visita de Marcelo a Fidel não é declarada como oficial no programa da visita.

Sabe-se também que o pedido de visita ao líder histórico de cuba foi feito logo quando o planeamento da visita foi elaborado. E a resposta foi positiva. O encontro entre Marcelo e Fidel deverá ser na próxima quarta-feira, dia 26, logo no primeiro dia da visita oficial do presidente português a Havana. Após o almoço, Marcelo irá então, dirigir-se até casa de Fidel Castro. A visita será provavelmente reservada, ou seja, o encontro será apenas entre os dois, sem qualquer elemento da comitiva a acompanhar. No fim, será divulgada uma fotografia para marcar o momento que será tirada pelo filho do líder cubano. Mas isto tudo só acontece, se a saúde de Fidel o permitir.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR