Separador-NORTE

Música

Este sábado, 22 de outubro, a Companhia de Teatro de Braga encerra a comemoração dos seus 35 anos e Jorge Palma dá um concerto às 21h30 para assinalar a data.

Sexta-feira, pelas 22h00, o Centro Cultural Vila Flor em Guimarães recebe um concerto da digressão europeia de Maria Gadú. Numa data única em Portugal, a artista vem apresentar o seu último trabalho, “Guelã”. Os bilhetes custam entre os 12,50 e os 15 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Cristina Branco apresenta o seu mais recente disco, “Menina“, no Teatro de Vila Real, este sábado, pelas 21h30. Este novo trabalho tem temas originais de autores como Filho da Mãe e André Henriques (Linda Martini), Cachupa Psicadélica, Mário Laginha e António Lobo Antunes. Os bilhetes custam 10 euros.

Na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão há concerto este sábado, pelas 21h30, com You Can’t Win, Charlie Brown. O grupo formado em 2009 é composto por Afonso Cabral, Salvador Menezes e Luís Costa, David Santos (Noiserv), Tomás Franco de Sousa e João Gil (Diabo na Cruz e Vitorino Voador). O preço da entrada é de 6 euros.

Exposições

Numa viagem ao passado, a Câmara de Cabeceiras de Basto inaugura este sábado a exposição “No País do Tamanco“, no Museu das Terras de Basto. Nesta exposição é possível ficar a conhecer a antiga profissão do tamanqueiro. É uma homenagem a figuras locais que se dedicaram a este ofício. Uma profissão outrora importante na naquela região e na qual, através do seu estudo, se valoriza e se atribui uma dimensão e profundidade histórica a esta arte.

A Fundação de Serralves, no Porto, recebe uma exposição do artista alemão Michael Krebber. De 15 de outubro a 15 de janeiro de 2017 é possível conhecer a obra daquele que é considerado um dos mais importantes artistas alemães das duas últimas décadas e um dos mais influentes pintores contemporâneos. A exposição em Serralves consistirá numa retrospetiva da sua obra desde os anos 1980, apresentando mais de 80 pinturas e desenhos de várias coleções privadas e institucionais, proporcionando uma perspetiva esclarecedora do contributo dado por Michael Krebber à pintura contemporânea.

Exposição de Michael Krebber está patente em Serralves.

Exposição de Michael Krebber está patente em Serralves.

A partir de domingo, dia 23, até dia 9 de outubro de 2017, a Fundação Júlio Resende, em Gondomar, vai ter a exposição Resende Anos 60. Na galeria do Acervo vai poder apreciar obras do artista durante a década de 1960. As entradas custam entre 1 e 2 euros.

Feiras

O Pavilhão Rosa Mota, no Porto, abre as portas ao segundo maior evento de livros da cidade, o Porto Book Stock Fair. A partir desta sexta-feira, 21 de outubro até dia 13 de novembro, das 10h00 às 22h00, a Calendário Letras apresenta mais de 500 mil livros, de mais de 150 editoras nacionais e estrangeiras, de diversas áreas editoriais — romance, poesia, ensaio, banda desenhada, culinária, viagens, infantil, juvenil, e alusivos ao Natal — com descontos até 80%. A entrada é livre.

Cinema

O CineClube da Maia dedica o sábado, dia 22 de outubro, a dois filmes de Miguel Gomes. As Mil e Uma Noites: Volume I, O Inquieto e Volume II, O Desolado passam às 17h00 e 21h30 respetivamente. Os preços dos bilhete são 3,50 euros o normal, 3 euros o estudante e 1,40 euros o associado.

A Casa das Artes, no Porto vai fazer uma sessão às 17h00 no sábado de “O Touro Enraivecido“, de Martin Scorsese. Um dos filmes mais memoráveis do realizador, fotografado a preto e branco e com argumento de Paul Schrader. O “Touro Enraivecido” conquistou dois Óscares. Robert De Niro interpreta o pugilista Jake La Motta. Os bilhetes custam entre os 0,50 cêntimos a 3,50 euros.

O Teatro Valadares apresenta o filme de 1988 de Woody Allen, “Uma Outra Mulher“. Esta sexta-feira, dia 21 de outubro pelas 21h45, a projeção do filme com interpretações de Gena Rowlands, Mia Farrow e Gene Hackman tem entrada gratuita.

Palco

Nos dias 22 e 23 de outubro, às 16h00 e às 11h00 respetivamente, a Black Box da Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães, acolhe o espetáculo “O cão que corre atrás de mim (e o avô Elísio à janela)”. A peça está pensada para crianças a partir dos 5 anos e para toda a família. Com texto original de Isabel Minhós Martins, Filipe Caldeira é quem dá corpo a esta peça que só obriga a que se traga imaginação. Os bilhetes custam 2 euros.

Este sábado, dia 22 Outubro, o Grupo Dramático da Retorta, Valongo apresenta “Mulheres” de Laura Ferreira, às 21h45, no Teatro de Ovar. Esta é uma história sobre o amor, amizade, desamor e liberdade.

O Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery estreia esta sexta-feira, dia 21 de outubro, o espetáculo “O Feio”, apresentado pela Companhia de Teatro de Almada. A peça do alemão Marius von Mayenburg traça o retrato irónico de uma sociedade baseada nas aparências. Dirigida pelo encenador italiano Toni Cafiero, a versão estreada na última edição do Festival de Almada é apresentada como “uma fábula dos tempos modernos”. O preço do bilhete normal é de 7,50 euros. Para crianças até aos 14 anos, estudantes e maiores de 65 anos, 5 euros. Desconto de 20% para compras superiores a 10 bilhetes.

A peça "O Feio" estreia esta sexta-feira em Matosinhos.

A peça “O Feio” estreia esta sexta-feira em Matosinhos.

De 21 a 30 de outubro “O Bem, o Mal e o Assim-Assim” está em cena no Teatro Carlos Alberto, no Porto. Com textos de Gonçalo M. Tavares e encenação de João Luiz este espetáculo propõe-nos um teatro de ideias e de vozes, habitado pela ironia, o impasse, o recomeço. Os bilhetes custam 10 euros.

Este domingo, dia 23 de outubro, há Teatro de Marionetas do Porto no Auditório de Espinho. Pelas 11h30 é apresentada a peça “Barba Azul“. Nesta apresentação para toda a família e ao contrário do trágico conto infantil, esta abordagem, explora uma alternativa que se foca na complexa personalidade do Barba Azul. Nesta versão, onde se misturam outras personagens do universo do autor Charles Perrault, Barba Azul, envolve-se numa trama carregada de acontecimentos cómicos e inesperados, que ainda assim refletem as vicissitudes do comportamento humano. Os bilhetes custam entre os 4 e os 7 euros.

"Barba Azul" - teatro de marionetas no Auditório de Espinho.

“Barba Azul” – teatro de marionetas no Auditório de Espinho.

Separador-CENTRO

Música

Esta sexta-feira, dia 21 de outubro, pelas 21h30, Ela Vaz apresenta o seu primeiro trabalho a solo “Eu“, no Teatro Aveirense. Nos últimos dez anos, Ela destacou-se por participações em discos como “Cancionário”, de Ricardo Parreira, ou “Aurora”, do Lisboa Stockholm Project, projeto pioneiro de fusão entre fado, música tradicional portuguesa e música nórdica, de que fez parte entre 2011 e 2013. Este foi o ano escolhido para dar o passo seguinte, com um álbum de originais com temas de compositores e letrista reconhecidos no panorama musical português. Os bilhetes para o concerto custam 8 euros.

O Teatro Municipal da Guarda recebe esta sexta-feira, pelas 21h30, Fandango. Este projeto nasce da colaboração entre Gabriel Gomes (Sétima Legião e Madredeus) e Luís Varatojo (Peste & Sida ou A Naifa). As músicas de Fandango são uma mistura de melodias portuguesas e de instrumentos acústicos (guitarra portuguesa e acordeão) com elementos eletrónicos. Os bilhetes custam 6 euros.

De 19 a 22 de outubro há Encontros Internacionais de Jazz, em Coimbra. Este evento decorre em dois locais o Salão Brazil e Convento de São Francisco com vários espetáculos e apresentações de novos trabalhos. Os bilhetes custam entre os 5 e os 7 euros.

O CAE — Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz apresenta este sábado pelas 21h30 Quorum Ballet com “Correr o Fado“, que procura fundir o fado com a dança contemporânea. Um espetáculo com direção artística de Daniel Cardoso. Os bilhetes custam 10 euros.

Dulce Pontes vai estar em Leiria, no Teatro José da Silva, para o evento Páginas de Música – Concerto de Solidariedade. Pelas 21h30 começa o concerto com a “Peregrinação“. O objetivo da associação é a angariação de fundos para instituições sociais importantes na região, bem como a atribuição de bolsas de estudo a estudantes do ensino superior. Os bilhetes custam entre os 20 e os 28 euros.

Palco

No sábado, dia 22 de outubro, há “Ver a Odisseia para chegar a Ítaca”, de Leonor Barata, no TCSB — Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra. Pelas 11h00 toda a família pode redescobrir a mítica viagem de Ulisses, inspirada nas palavras de Homero e seguindo a adaptação de Maria Alberta Menéres e Frederico Lourenço. Os bilhetes custam entre 3 e 5 euros.

“Ver a Odisseia para chegar a Ítaca”, de Leonor Barata.

“Ver a Odisseia para chegar a Ítaca”, de Leonor Barata.

O Teatro Viriato, em Viseu, apresenta Os Serrenhos do Caldeirão, Exercícios em Antropologia Ficcional. Convidada pelos Encontros do DeVIR, de Faro, a realizar um trabalho em torno da desertificação/ desumanização da Serra do Caldeirão, a coreógrafa e bailarina Vera Mantero efetuou uma viagem antropológica a este espaço algarvio. A coreógrafa fala-nos de povos que possuem “uma sabedoria que perdemos”, uma sabedoria na ligação entre corpo e espírito, entre quotidiano e arte. Os bilhetes custam entre os 5 e os 10 euros.

Festivais

A partir desta sexta-feira, dia 21 de outubro até dia 1 de novembro, Santarém recebe o 36.º Festival Nacional de Gastronomia. Este ano, com o tema Sabores do Mar Português, o evento convida os visitantes a mergulharem nos sabores da tradição e da inovação culinária.

Também em Santarém acontece a II Mostra de Doces Conventuais do Museu Diocesano de Santarém. Com a abertura marcada para as 11h45 de sábado, dia 22 de outubro. As entradas são gratuitas para crianças até aos 9 anos e os 4 euros o bilhete normal.

Separador-SUL

Música

O Seixal recebe o 17.º Festival Internacional de Jazz. De 21 a 29 de outubro há um programa muito variado para 6 noites cheias de ritmo, inovação e fusão. O concerto de abertura corresponde à estreia em Portugal Continental do argentino Dino Saluzzi, nome importante da música de fusão, onde se encontram as harmonias e ritmos do jazz com as da música tradicional e as do tango com a música erudita.

O Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, promove o Big Bang – Festival de Música e Aventura. É uma “aventura de descoberta partilhada”, para crianças entre os 4 e os 12 anos e para os adultos que as acompanham. Na sexta e no sábado o CCB/Fábrica das Artes abre um espaço para que artistas portugueses possam criar novas abordagens artísticas à música para crianças e ver o seu trabalho reconhecido dentro do país e pela Europa fora. Os bilhetes custam 3,50 euros na sexta-feira e 4 euros no sábado e dão para duas atividades. Cada atividade extra custa 1 euro.

Festivais

De 21 de outubro a 6 de novembro a Amadora recebe o 27.º Festival Internacional de Banda Desenhada. O Fórum Luís de Camões acolhe este festival de BD que se tornou o principal acontecimento do panorama da banda desenhada nacional e um dos mais importantes eventos dedicados à 9.ª Arte, na Europa. A entrada é gratuita para menores de 12 anos e os bilhetes custam entre os 2 e os 10 euros.

27.º Festival Internacional de Banda Desenhada.

27.º Festival Internacional de Banda Desenhada.

A 7.ª Edição do Festival Verão Azul chega a Faro. Outubro é o mês em que o Verão Azul de despede de Loulé, seguindo para Faro e antecipando já Lagos, com uma forte programação em ambas as cidades nas áreas da música, dança, performance e cinema. Até este sábado é possível visitar, em Loulé, na Casa do Castelo a exposição de fotografia Começar do Zero que integra obras dos artistas André Príncipe, André Uerba, Andrej Djercovic, Patrícia Almeida e Vasco Célio.

Palco

O Teatro D. Maria II tem este fim de semana em cena “Uma menina está perdida no seu século à procura do pai“. De quinta a sábado pelas 21h00 e no domingo às 16h00, o projeto Crinabel Teatro ocupa o palco da Sala Garrett com o espetáculo elaborado a partir do romance homónimo de Gonçalo M. Tavares. Em palco, um conjunto de intérpretes portadores de deficiência intelectual e física, cruza-se com os atores do D. Maria II. Os bilhetes custam entre os 5 e os 17 euros.

Esta quinta, sexta e sábado, Salvador Martinha apresenta o seu novo espetáculo de Stand Up “Tipo Anti-Herói“, no Teatro Tivoli, em Lisboa. Este espetáculo, em cena pelas 21h30, pretende salvar a humanidade. E falhar redondamente. Os bilhetes custam entre os 10 e os 15 euros.

De 19 de outubro a 22 de novembro, o Cinema São Jorge apresenta o espetáculo “Imprevisível” de João Blümel. Neste espetáculo, o mentalista interage com o público presente, fazendo experiências psicológicas e testando a sua previsibilidade, com muito humor, jogos psicológicos e leitura de mentes à mistura. Os bilhetes custam 12 euros e 15 euros no próprio dia.

Esta sexta-feira pelas 21h30 o Fórum Municipal Luisa Todi, em Setúbal, apresenta o espetáculo Sleuth (Autópsia de um Crime). Andrew Wyke, escritor milionário de policiais, e o jovem Milo Tindle têm algo em comum: a mulher de Andrew e amante de Tindle. Procurando a melhor forma de se livrar do casamento sem que isso lhe saia do bolso, em forma de pensão, Andrew propõe um negócio a Milo. Os bilhetes custam entre os 7 e os 9 euros.