Apresentada no final de 2015, a versão mais eficiente (e futurista) do maior dos SUV da Audi, o Q7 e-tron, passa a estar disponível também em Portugal, por 93.330€. Tendo por base a nova geração Q7 já em comercialização, esta variante e-tron diferencia-se das restantes pelo facto de contar com o já conhecido V6 3.0 TDI, conjugado com um motor eléctrico e bateria de iões de lítio de 17,3 kWh, colocada sob a bagageira. Motivo pelo qual esta versão apenas usufrui de cinco lugares, ao invés dos sete que representa o grosso das vendas em Portugal.

Com a particularidade da bateria poder ser carregada tanto numa vulgar tomada doméstica como num posto público de carregamento, em cerca de duas horas e meia, o Q7 e-tron anuncia uma potência máxima conjunta de 373 cv e 700 Nm de binário, valores que lhe permitem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,2 segundos e atingir a velocidade máxima de 225 km/h. Tudo isto, com consumos que o fabricante fixa em apenas 1,8 l/100 km e uma autonomia de quase 1.400 km.

[jwplatform vD3SHOPb]

Dotado de um sistema Audi drive select específico, o Q7 e-tron conta ainda com um modo de utilização específico EV, que lhe permite circular até um máximo de 56 km com 0% de emissões, utilizando para tal única e exclusivamente o motor eléctrico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além de soluções técnicas como o sistema quattro e a caixa automática Tiptronic de oito velocidades, do equipamento de série do Audi Q7 e-tron fazem parte faróis em LED, sistema de navegação MMI plus com MMI all-in-touch e o Audi Virtual Cockpit. Sendo que, no ecrã TFT de alta resolução, o condutor pode visualizar, a par das informações mais tradicionais, o indicador de energia, o fluxo de energia do sistema híbrido, a autonomia e o estado da carga da bateria de alta tensão.

[jwplatform v8HSVmtx]

Igualmente de série, o já conhecido sistema Audi connect com ligação à Internet através de módulo LTE de alta velocidade e funcionalidade safety & service, permitindo ao condutor, por exemplo, controlar remotamente, através de um smartphone, o processo de carga, a temperatura no habitáculo ou, até mesmo, aceder a dados relativos a viagens anteriores.

Com uma garantia geral de quatro anos ou 80.000 km, oito anos ou 160.000 km para a bateria, o Audi Q7 e-tron 3.0 TDI quattro está já disponível para venda nos concessionários nacionais da marca alemã.