Alguns dos maiores craques do desporto português estão ao lado da seleção feminina portuguesa, que vai disputar esta sexta-feira a primeira mão do playoff de qualificação para o Euro-2017 vs. Roménia. O sonho da conquista do Europeu masculino em França já lá vai. Seguem-se outros sonhos…

“Olá, meninas, aqui é o Cédric e o Zé”, começou por dizer o lateral direito do Southampton no vídeo de apoio à seleção de Francisco Neto, que tenta o inédito: estar num Campeonato da Europa. “Queríamos apenas desejar muita sorte para esse vosso jogo. Estamos com vocês!” E seguiram-se as palavras de José Fonte: “Temos a certeza que vão conseguir a qualificação. A vitória é nossa. Siga!”

Danilo Pereira, médio do FC Porto, lembrou o verão quente no qual Portugal ganhou o Euro-2016. “Nós já vivemos o nosso sonho, agora é a vossa vez!”. Rui Patrício falou curto e grosso: “Vocês são umas campeãs, escrevam também a vossa história. Força Portugal”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E o mel continuou, desta vez pela voz de Patrícia Mamona, atleta olímpica de triplo salto: “Olá, meninas, queria desejar muita sorte. Muita força, muita garra, mostrem à Roménia do que somos feitas”. João Mário seguiu na mesma toada: “Olá, meninas. Nós conseguimos fazer história. Vocês também vão conseguir. Eu acredito. Força Portugal!”.

Tem a palavra William Carvalho, médio do Sporting: “Nós já vivemos o nosso sonho, queremos ajudar-vos a viver o vosso. Força Portugal”. Depois chegaram as palavras do luva branca, ou do herói da final de Paris, se quiserem. “Meninas, força para o vosso jogo. Sei que vai correr muito bem. Muito empenho e muita força. Vocês são as maiores. Beijinho”, disse Eder, com direito a um piscar de olho e tudo.

“Força Portugal, eu acredito que vão chegar ao Europeu”, disse André Silva, o craque do FC Porto, que promete ser o futuro avançado da seleção portuguesa.

Para finalizar, falou um homem habituado a levar o nome de Portugal mais alto e mais longe, em três passos: Nélson Évora. “Olá, meninas. Quero desejar-vos muita sorte para o jogo, espero que corra muito bem. Entrem com garra e paixão, com esses dois ingredientes nada vos pode parar. Força. Estamos juntos”, disse o senhor medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim.

“Temos a ambição de chegar onde nunca se chegou”

Os protagonistas falaram na quinta-feira, na véspera do grande jogo, em conferência de imprensa no Estádio do Restelo. O treinador, Francisco Neto, está confiante e promete ambição. “A nossa equipa está confiante e conquistou o mérito de aqui estar. É um privilégio chegar até aqui. Vamos viver este momento com responsabilidade e jogando de forma coletiva. Temos a ambição de chegar onde nunca se chegou”, disse, aqui citado pelo site da Federação Portuguesa de Futebol.

“[A Roménia] é uma equipa muito agressiva, que abdica muitas vezes de ter bola e fica à espera de poder sair em ataques rápidos. Vamos estar preparados para este jogo em casa e para o de terça-feira”, explicou.

Cláudia Neto, uma das referências do meio campo da seleção, promete pôr Portugal a dar tudo, tudo. “Estamos bem e queremos muito chegar ao Campeonato da Europa. Este jogo é muito importante. A seleção romena é muito forte, competitiva, vai criar-nos muitas dificuldades, mas a nossa seleção está preparada para enfrentar o desafio. É um jogo que em que temos de dar tudo e entrar para ganhar.”

A jogadora do Linkoping FC disse ainda que está sempre preparada. “Vim aqui para dar o meu melhor e ajudar a seleção a atingir os seus objetivos. Vou tentar marcar e ajudar a nossa seleção, como sempre. Vamos entrar em campo com muita vontade de vencer.”

O Portugal-Roménia é esta sexta-feira, às 18h45, no Estádio do Restelo. A entrada é gratuita. “Sonhar é grátis”, lembra-se?