Escapou aos mais atentos, tal a velocidade com que apareceu e desapareceu da página oficial do cantor e compositor norte-americano Bob Dylan a referência ao “vencedor do prémio Nobel da Literatura”. Há dois dias, foi esta mesma a expressão escrita no site de Dylan, num post de promoção do livro que compila as letras das músicas entre 1961-2012. O post manteve-se, mas a primeira linha, onde estava escrito que Dylan é vencedor do prémio Nobel da Literatura, foi entretanto apagada.

O texto que consta na página oficial do cantor, que a academia sueca do Prémio Nobel decidiu este ano nomear com o Nobel da Literatura, não é mais do que a cópia do texto de promoção do livro “The Lyrics: 1961-2012” disponível no site de compras online Amazon. Mas no texto original está a referência ao Nobel, que oficialmente Dylan (ainda) não reconheceu, nunca se referindo a ele ou sequer respondendo às tentativas de contacto da Real Academia Sueca das Ciências. Na página de Dylan, a frase foi substituída por um link que redireciona para a Amazon, mas o El Mundo ainda conseguiu registar o primeiro post.

dylan site

Desde que foi nomeado Bob Dylan nunca falou da escolha da Academia Sueca e também não atendeu as tentativas de contacto que foram feitas a propósito da atribuição do Nobel da Literatura. A decisão da Academia Sueca provocou enorme polémica e abriu o debate sobre a atribuição do prémio mais alto para a literatura mundial a um cantor.

No dia da nomeação, a a academia que decide a atribuição dos prémios Nobel justificou a escolha com a capacidade de Dylan criar “uma nova expressão poética dentro da grande tradição americana da canção”. Na passada segunda-feira, a secretária da Academia, Sara Danius, declarou em entrevista à rádio pública da Suécia que tentou contactar Bob Dylan várias vezes, sem sucesso: “Liguei e enviei e-mails para os colaboradores mais próximos e recebi respostas muito simpáticas. Por enquanto, julgo que é suficiente”.

No entanto, Sara Danius não questionou o silêncio do compositor. “Não estou nada preocupada, tenho a impressão de que ele se irá manifestar”. Mas até agora, sinais de Dylan, só mesmo este recuo em assumir na sua página oficial ser o vencedor do Nobel da Literatura.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR