Benfica, FC Porto e Sporting com sortes diferentes na quarta eliminatória da Taça de Portugal. Os encarnados recebem Marítimo, os dragões visitam Chaves e o Sporting recebe Praiense, equipa da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo.

Uma das boas surpresas desta edição da Taça de Portugal é o Praiense, que segue em primeiro na Série F do terceiro escalão do futebol português — ganhou todos os jogos em 2016/17. Treinados pelo experiente treinador Francisco Agatão, os jogadores do Praiense somam seis vitórias em seis jornadas do campeonato, com 16 golos marcados e seis sofridos. Vasco Goulart (3 golos), Hélder Arruda (3) e Queirós (2) são os homens com o pé quente.

Os resultados dos açorianos esta época: Alcanenense (3-2), Vilafranquense (2-0), Sporting Ideal (2-0), Ginásio Alcobaça (3-1), Angrense (2-1), Coimbrões (5-2), Lusitânia (2-0), Gafetense (4-2) e Farense (3-1)

A fava saiu ao Benfica e FCP, que jogam assim contra equipas da Primeira Divisão. Os homens da Invicta terão porventura a tarefa mais complicada, pois defrontam o quinto classificado do campeonato, uma equipa bem orientada por Jorge Simão. O Desportivo de Chaves eliminou o União da Madeira (1-0) na terceira eliminatória da Taça de Portugal, com um golo de Perdigão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desempenho do Desportivo de Chaves em 2016/17: Tondela (1-1), Boavista (2-2), Nacional (1-0), Vit. Setúbal (0-0), Arouca (1-0), Benfica (0-2), Belenenses (3-1) e União da Madeira (1-0)

O Marítimo, que já trocou de treinador esta época, vai à Luz depois de eliminar a Naval na terceira ronda da competição. Os madeirenses atropelaram os homens da Figueira da Foz por 4-0. A equipa da Madeira começou a temporada orientada por Paulo César Gusmão, um brasileiro que somou quatro derrotas em cinco jogos. Para o seu lugar entrou Daniel Ramos, que estava a dar nas vistas no Santa Clara, e que já meteu no bolso três vitórias em três jogos.

Registo do Marítmo em 2016/17: Sporting (0-2), Vit. Guimarães (0-2), Moreirense (1-0), Rio Ave (0-1), Nacional (0-2), Tondela (2-0), Vit Setúbal (1-0) e Naval (4-0).

O sorteio deu apenas mais um jogo de primeira, com Boavista vs. Vitória de Guimarães, que promete e faz suspirar aqueles que gostavam dos jogos quentinhos no Bessa, da década de 90 e das triunfantes campanhas dos axedrezados na virada do século.

O que ditou o sorteio:

Benfica de Castelo Branco-Vitória de Setúbal
Benfica-Marítimo
Real Massamá-Olhanense
Oriental-Leixões
Sporting-Praiense
Vilafranquense-Paços de Ferreira
Estoril-Cova da Piedade
Aljustrelense-Tondela
Varzim-Covilhã
Boavista-Vitória de Guimarães
Sp. Braga-Santa Clara
Torreense-Nacional
Feirense-Académica
Chaves-FC Porto
Vizela-Penafiel
Sanjoanense-Gil Vicente