Algumas ilhas dos Açores e zonas da Madeira estão sob ‘Aviso Laranja’ durante o fim de semana, o segundo mais grave em quatro, e 15 distritos de Portugal sob ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave, por precipitação e agitação marítima.

Segundo um aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) e do grupo central (Terceira, Graciosa, Pico, São Jorge e Faial) vão estar sob aviso laranja durante este fim de semana, devido à precipitação e agitação marítima.

A zona norte e a zona montanhosa da Madeira também estão sob aviso laranja, devido à agitação marítima.

Já em Portugal Continental, 15 distritos estão sob aviso amarelo também por precipitação e em alguns casos no litoral também devido à agitação marítima.

São eles, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Na ilha da Madeira, a zona da costa sul está também sob aviso amarelo devido à agitação marítima.

O ‘Aviso Laranja’ é o segundo mais grave de uma escala com quatro e significa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o ‘Aviso Amarelo’ representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje períodos de chuva a partir do fim da tarde tornando-se gradualmente forte no litoral Norte e Centro e vento fraco a moderado (10 a 30 quilómetros por hora) do quadrante sul, tornando-se moderado a forte (30 a 45 quilómetros por hora) e com rajadas até 70 quilómetros por hora no litoral e nas terras altas a partir do fim da tarde.

O céu deverá estar geralmente muito nublado, diminuindo temporariamente a nebulosidade durante a tarde e poderão ocorrer aguaceiros, que podem ser por vezes fortes e acompanhado de trovoada até ao início da tarde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR