A seleção portuguesa feminina de futebol de sub-19 foi derrotada este domingo por 1-0 pela sua congénere da Suécia, em jogo da última ronda do Grupo 7 da primeira fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2017.

Apesar da derrota, num jogo em que o triunfo teria garantido a Portugal o primeiro lugar do grupo, a equipa das quinas assegurou com o segundo lugar a presença na ronda de elite, a derradeira fase de qualificação para o Euro2017, na Irlanda.

Portugal e Suécia venceram os seus primeiros dois jogos diante da Bósnia-Herzegovina e Geórgia e procuravam a sua terceira vitória, que acabou por ser conseguida pela formação nórdica graça a um tento solitário de Ebba Hed, aos 67 minutos.

“O nosso primeiro grande objetivo foi cumprido, que era passar à ronda de elite e poder discutir a presença no próximo europeu”, disse a treinadora da equipa nacional, Susana Cova, citada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) na sua página na internet.

No minitorneio de apuramento para a ronda de elite, a seleção portuguesa feminina de futebol de sub-19 venceu a congénere da Geórgia por 2-0 e a seleção anfitriã por 3-0.

A fase de qualificação é composta 11 grupos de quatro equipas, com os vencedores e os dez segundos classificados com melhor registo diante das equipas em primeiro e terceiro lugar nos seus grupos a avançarem para a ronda de elite, juntamente com três seleções isentas: as cabeças-de-série França, Inglaterra e Alemanha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR