Helen Mirren é uma das vozes que mais se tem insurgido contra o sexismo em Hollywood. A atriz britânica de 71 anos tem usado a fama à escala mundial de forma recorrente para protestar contra o facto de os papéis femininos de substância serem cada vez mais escassos à medida que o tempo passa. Acontece que o papel ativo de Helen não começou agora e vem de trás, desde uma altura em que a então promissora atriz de 30 anos foi pela primeira vez falar à televisão sobre a sua carreira profissional.

Recuemos a 1975. Mirren é uma das convidadas do apresentador Michael Parkinson, cujo apelido serviu de nome ao programa que esteve mais de três décadas no ar. Mirren estava nervosa, é certo, mas acabaria por ser surpreendida com a postura sexista de Parkinson, que escolheu apresentá-la como “uma das nossas estrelas ascendentes no teatro, membro da Companhia Real de Shakespeare e já considerada a ‘sex queen’ dessa companhia”. “Os críticos passam tanto tempo a discutir os seus atributos físicos como a avaliar a suas capacidades de representação”, continua.

À apresentação carregada de sexismo — no sentindo em que a imagem de Mirren foi valorizada ao invés do talento enquanto atriz — seguiu-se uma entrevista com perguntas num mesmo tom. “É, entre aspas, uma atriz séria?”, continua o apresentador a dada altura, ao que a artista exclama: “Entre aspas? O que quer dizer com isso? Como se atreve?”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mais adiante, o apresentador chega a perguntar a Mirren se acha que o seu “equipamento” — entenda-se os seios — poderia ser um impedimento para se tornar numa atriz séria e de sucesso. Eis o que Mirren responde: “Porque as atrizes sérias não podem ter peitos grandes, não é?”.

A entrevista que ganhou notoriedade devido ao seu tom sexista foi publicada no Youtube em 2008, escreve o Huffington Post, e de lá para cá obteve quase 4 milhões de visualizações.

Atriz e apresentador voltaram a estar cara a cara em 2006, tal como conta a Vanity Fair, sendo que Parkinson referiu uma vez mais os seios da atriz. “Ainda bem que mencionas isso, Michael. Não consegues resistir, pois não? Este foi o problema da primeira vez que falámos. Ele tinha de falar dos meus seios e aqui estamos outra vez. Um círculo completo”, ironizou a atriz. “Eu odiei-te. Achei que eras um sexista”, confessou entre risos e boa disposição.

Uma coisa é certa, passe o tempo que passar, o tema em debate não deixa de ser intemporal.

https://www.youtube.com/watch?v=hReqvteth_w