Dez distritos de Portugal continental e a Madeira estão hoje sob ‘Aviso Laranja’ e ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de chuva, vento e agitação marítima forte, adiantou à agência Lusa a meteorologista Ângela Lourenço.

Os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja, Faro e a ilha da Madeira estão sob ‘Aviso Laranja’ devido à previsão de agitação marítima forte com ondas de noroeste com 5 a 5,5 metros, podendo atingir os 9 a 10 metros.

O IPMA emitiu também ‘Aviso Amarelo’ de agitação marítima para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria.

“Hoje, vamos continuar com precipitação tanto no continente como na Madeira, precipitação por vezes forte especialmente na região sul hoje e também amanhã [terça-feira]. A região sul vai ser a região onde a probabilidade de precipitação forte é maior”, disse à Lusa Ângela Lourenço.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No que diz respeito à Madeira, a meteorologista adiantou que há avisos laranja e amarelo em vigor de agitação marítima, precipitação e vento.

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e significa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado enquanto o ‘Amarelo’ significa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

“Quanto às temperaturas, não há variações muito significativas tanto hoje como amanhã (terça-feira), embora amanhã possam subir um pouco. A tendência aponta para uma subida significativa sim mas para quarta e quinta-feira. Podemos ter novamente temperaturas mais típicas de final de verão”, concluiu.

Já para os Açores o Estatuto Português do Mar e da Atmosfera prevê uma melhoria do estado do tempo a partir desta segunda-feira fez algumas alterações aos avisos meteorológicos emitidos no domingo. Contudo, o aviso vermelho mantém-se no grupo oriental.

Segundo um comunicado do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros, que cita as previsões do instituto (IPMA), espera-se uma “diminuição gradual da intensidade do vento e da agitação marítima”.

Nas ilhas de São Miguel e Santa Maria (grupo oriental), mantém-se até às 6h da manhã de segunda-feira (hora local, menos uma do que em Lisboa) o aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima.

O aviso vermelho significa uma “situação meteorológica de risco extremo”.

Preveem-se ondas de nove a 10 metros de altura, que podem atingir os 18 metros, em especial na costa norte.

A partir das 6h e até às 12h estará em vigor nestas duas ilhas, pelo mesmo motivo, um aviso laranja, o segundo mais grave (que anteriormente iria durar até às 16h).

O grupo oriental ficará depois sob aviso amarelo (o terceiro na escala) devido a agitação marítima (até às 21h). Há ainda um aviso deste nível relativo ao vento (desde esta noite até às 9h).

No grupo central – Pico, Faial, São Jorge, Terceira e Graciosa – há um aviso laranja devido a agitação marítima que estava previsto terminar às 7h, mas vai ser levantado às 6h.

Segue-se um aviso amarelo até às 12h pelo mesmo motivo e as cinco ilhas.

O grupo central é ainda abrangido pelo mesmo aviso de vento do que o grupo oriental.

A Proteção Civil alerta para a necessidade de tomar medidas de prevenção, como não praticar modalidades relacionadas com o mar (incluindo passeios à beira-mar) e não despejar lixo em ribeiras.