O partido centrista agrário venceu as eleições na Lituânia, mas sem maioria. Ramunas Karbauskis, o presidente do partido, já falou da possibilidade de realizar uma grande coligação com todos os outros partidos parlamentares.

A segunda volta das eleições na Lituânia deu a vitória à União dos Camponeses e Verdes (LPGU), que elegeu quase 40% dos parlamentares, devendo agora encontrar aliados que lhe permitam governar.

O LPGU conseguiu 56 lugares de 141 no parlamento, a União da Pátria (democratas-cristãos) elegeu 31 lugares enquanto os sociais-democratas — partido do atual primeiro-ministro — ficaram pelos 17 assentos. Segundo a agência AFP, outros três pequenos partidos também conseguiram lugares no parlamento.

Os analistas explicaram esta vitória surpresa com o desejo dos lituanos em verem novas caras no parlamento. Saulius Skvernelis afirmou que vão “formar um governo de coligação racional” e que irão escolher “as pessoas que querem trazer mudanças”. Garantiu também que o objetivo é implementar “políticas transparentes e responsáveis”.

Segundo a BBC, o partido vencedor poderá juntar-se como a União da Pátria ou com os sociais-democratas. A campanha assentou nos problemas relacionados com os baixos salários e com a retenção de trabalhadores na Lituânia, uma vez que muitos estão a emigrar para outros países da União Europeia.

A população daquele país da Europa de Leste caiu de 3,3 para 2,9 milhões na última década. Desde a adesão da Lituânia à União Europeia, em 2004, cerca de 370 mil pessoas emigraram só para o Reino Unido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR