De acordo com os dados agora divulgados, o Grupo Volkswagen conseguiu, no último mês, entregar um total de 947.600 veículos. Número que representa não apenas uma subida de 7,1% face ao período homólogo de 2015, mas também uma contribuição importante para os 7,6 milhões de automóveis já vendidos pelo fabricante alemão, desde o dia 1 de Janeiro de 2016.

A performance comercial nos três primeiros trimestres deste ano revela igualmente um aumento de 2,4% face ao mesmo período de 2015. Na divisão por regiões do globo, destaque para a subida de 3,5% alcançada na Europa, nos primeiros nove meses do ano – mercado que continua a ser o maior, ainda que por pouco, para o grupo germânico –, com 3,18 milhões de veículos transaccionados, 398.700 dos quais apenas no mês de Setembro. Valor que é também sinónimo de um crescimento de 6,3% face ao mês homólogo de 2015. O segundo maior mercado é o chinês, que consumiu 383.300 veículos em Setembro e 2,853 milhões nos primeiros nove meses do ano, o que lhe permitiu um crescimento das vendas de 10,7% até Setembro e quase o dobro no mês (20,1%), confirmando que a tendência é para aumentar a curva de crescimento.

Mesmo na região do globo onde o escândalo das emissões rebentou, a América do Norte, o Grupo Volkswagen vendeu 75.700 unidades em Setembro, o que corresponde a um incremento de 1,3%, conseguido em grande parte graças aos mercados mexicano e canadiano, já que nos EUA, o fabricante viu as vendas, no último mês, recuarem 3,2%, ainda assim revelando um melhor desempenho do que nos anteriores meses de 2016. Simultaneamente, nos mercados da América do Sul, a maioria a braços com graves problemas económicos, um total de 320.000 unidades entregues nos primeiros nove meses de 2016 não impediu uma queda de 27,2% face ao mesmo período de 2015. Basta recordar que, só o Brasil, comercializou em Setembro cerca de 130 mil veículos, quase 24% menos do que tinha transaccionado no mesmo mês do ano anterior.

Entre as principais marcas que integram o grupo, no segmento de veículos ligeiros, respectivamente VW, Audi, Skoda, Seat, Porsche e VW Veículos Comerciais, todas, sem excepção, incrementaram as vendas. O destaque vai para os Comerciais, que cresceram 19,3% em Setembro, seguidos da Skoda (14,4%), Seat (8,2%, Porsche (7,2%), VW (6,7%) e Audi (1,7%).

Na divisão de pesados, onde o grupo se faz representar pela Man e pela Scania, a primeira vendeu mais 2% em Setembro, apesar de ainda estar a cair 0,4% no acumulado do ano, onde até agora vendeu 74.100 camiões, enquanto a Scania vendeu o mesmo número de unidades em Setembro (7.200 veículos), o que lhe permite continuar com um crescimento de 6,9% face aos nove primeiros meses de 2015.

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