Como prometido e à hora marcada, a Mercedes-Benz revelou, em Estocolmo, o protótipo que antecipa a sua primeira pick-up – que constituirá, ao mesmo tempo, a quarta linha de produtos da sua divisão de veículos comerciais, a Mercedes-Benz Vans. E se a pontualidade não surpreenderá, poucos esperariam que, neste evento, a marca da estrela tivesse dois modelos para mostrar. Ou, pelo menos, duas interpretações de um mesmo protótipo, cada qual com a sua vocação específica.

Na base de tudo está a Nissan Navara que, ao abrigo da parceria estabelecida com a Aliança Renault-Nissan, serviu de base à casa de Estugarda para a criação do agora revelado X-Class, protótipo já com linhas muito próximas do que será o modelo de produção em série – anunciado como a primeira pick-up premium do mercado, e nova referência de um segmento em franco crescimento.

O construtor alemão está apostado em afirmar a sua nova criação como o melhor de dois mundos, pois se por um lado pretende que a sua pick-up seja digna de ostentar na grelha a emblemática estrela, por outro, quer que ofereça toda a versatilidade e robustez sempre associadas a este género de veículos.

Mas não contente em apresentar a sua primeira pick-up, a Mercedes revelou duas versões distintas deste mesmo protótipo: a powerful adventurer, em que são destacados valores como a robustez, a funcionalidade, a resistência e a capacidade para evoluir no todo-o-terreno, e a stylish explorer, onde o foco está no conforto, na dinâmica de condução e na segurança.

Certo é que a X-Class terá um chassi de longarinas e travessas, capacidade de carga superior a 1,1 toneladas, capacidade de reboque de 3.500 kg e lotação para até cinco passageiros, acomodados numa cabine dupla. Na versão de topo contará com um motor V6 turbodiesel e tracção integral permanente 4Matic, dotada de caixa de transferências (as chamadas “redutoras”) e bloqueio eléctrico dos diferenciais central e traseiro. Outras variantes deverão ser propostas, mas acerca das mesmas não foram ainda adiantados pormenores.

[jwplatform 5EzYdNqa]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR