Os distritos de Beja e Évora, no Alentejo, e o distrito de Faro registaram várias ocorrências devido ao mau tempo sentido durante a noite.

Foram várias as ocorrências que se registaram como quedas de árvores e inundações. Em Faro houve 67 ocorrências registadas.

Em declarações à agência Lusa, Richard Marques, comandante de permanência às operações da Proteção Civil de Faro, adiantou que o mau tempo que se fez sentir em todo o distrito de Faro afetou os concelhos de Tavira, Olhão, Albufeira, São Brás de Alportel, Silves, Portimão, Faro, Lagoa e Monchique.

“Neste momento, as situações estão todas resolvidas, não temos nenhuma situação em curso. Desde o início do alerta, às 20h00, e até às 07h00 de hoje, registámos 67 ocorrências, envolvendo 90 meios técnicos e 226 operacionais”, salientou.

De acordo com o responsável, tratou-se sobretudo de inundações em perímetro urbano devido à precipitação intensa e quedas de árvores por causa dos ventos fortes.

“O vento forte provocou às 20h30, no pavilhão municipal de Olhão, a deslocação de telhas da cobertura, afetando alguns veículos que se encontravam estacionados nas imediações. Também nesta zona e pela mesma altura registámos muitas quedas de árvores”, sublinhou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Richard Marques adiantou também que cerca das 21:30, registou-se, no concelho de Tavira, na localidade de Bengado um caso de danos no telhado e na chaminé de uma vivenda, sem causar feridos, nem ter havido necessidade de realojamento de pessoas.

“Tivemos também, entre as 22h09 e as 00h20, a Estrada Nacional 2, em Faro, cortada ao trânsito devido à queda de um cabo elétrico e que impediu o normal fluxo de trânsito nesta via”, disse.

O comandante acrescentou que todas as situações “foram resolvidas no patamar municipal, não tendo sido necessário qualquer tipo de reforço ou balanceamento de meios para fazer face às situações que foram surgindo”.

“Neste momento, continua a chover, mas com menos intensidade, mas, nas próximas horas, vamos manter-nos atentos uma vez que ainda existem avisos de mau tempo para o distrito de Faro”, concluiu.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o distrito de Faro sob ‘Aviso Laranja’ devido à chuva desde as 03h40 e até às 13h00 de hoje, passando depois a ‘Aviso Amarelo’.

O distrito de Faro está também sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de vento forte do quadrante sul com rajadas até 75 quilómetros por hora, sendo de 95 quilómetros por hora nas terras altas.

O IPMA emitiu ainda para Faro um ‘Aviso Amarelo’ por causa da agitação marítima prevendo-se ondas de noroeste com 04 a 05 metros, passando a ondas de oeste.

Os avisos de vento e agitação marítima forte para o distrito de Faro vão estar em vigor até às 13:00 de hoje.

No Alentejo

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja indicou que foram registadas quedas de quatro árvores de grande porte na estrada entre Quintos e Salvada, no concelho de Beja.

Na Estrada Nacional 260, entre Serpa a Beja, ocorreram também várias quedas de árvores e muitos destroços caíram na via, numa extensão de três quilómetros, assim como na estrada que liga Mina de São Domingos, concelho de Mértola, a Serpa, foram registadas várias quedas de árvores, numa distância de alguns quilómetros, adiantou a mesma fonte.

Segundo o CDOS, até às 23h30 de segunda-feira, caíram ainda duas árvores nos concelhos de Vidigueira e Castro Verde e ocorreram cinco inundações em habitações, quatro em Beja e uma em Serpa.

Fonte da GNR disse à Lusa que nenhuma estrada esteve cortada ao trânsito devido às quedas de árvores, embora algumas tenham estado temporariamente com o trânsito condicionado.

No distrito de Évora, segundo o CDOS, registaram-se até cerca das 24h00 de segunda-feira dez inundações em habitações em vários concelhos, seis em Reguengos de Monsaraz, duas em Portel, uma no Alandroal e uma em Évora, tendo ainda ocorrido, no concelho de Reguengos de Monsaraz, uma queda de árvore e de um sinal de trânsito.

De acordo com fonte do CDOS de Portalegre, até às 23h30 de segunda-feira, não havia qualquer ocorrência provocada pelo mau tempo.