A Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) enviou em setembro “um ofício” à Câmara Municipal da cidade a retratar a preocupação dos comerciantes face ao tráfico de droga e prostituição existentes naquela zona da cidade. A existência de focos de prostituição e de tráfico de droga, bem como de vários sem-abrigo, na Baixa de Coimbra, “preocupa os comerciantes e prejudica o seu negócio”, disse à agência Lusa o presidente da APBC, Vitor Marques.

Apesar de ter sido efetuada uma intervenção de requalificação urbana recente na zona do Terreiro da Erva, que era conhecida pelo tráfico e consumo de droga, “acaba por haver uma deslocação dessas pessoas para outras zonas da baixa”, constatou. Para a APBC, é necessário “resolver esse problema” com uma resposta “que não pode pôr em causa o ser humano que ali está”.

Segundo Vitor Marques, será necessária uma “resposta social e não coerciva” para solucionar um problema que afeta a Baixa de Coimbra “há muitos anos”. O responsável afirmou ainda à agência Lusa que em maio foi enviado um outro ofício à Câmara Municipal de Coimbra com “várias propostas para ajudar a dinamizar o comércio da Baixa”. Entre elas, a APBC propõe que os parques de estacionamento camarários sejam gratuitos ao sábado à tarde, publicidade nos transportes urbanos que circulam pela Baixa de Coimbra e isenção de licenças de ocupação do espaço público para comerciantes que queiram colocar “pequenos objetos de embelezamento”.

Vitor Marques falava à Lusa na sequência da reunião de comerciantes da Baixa de Coimbra que decorreu esta terça-feira à noite e em que foram debatidas propostas para a época natalícia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR